terça-feira, dezembro 08, 2020

Cosern desativou 1.427 'gatos' ao longo deste ano no RN

De janeiro a novembro de deste ano, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) desativou 1.427 ligações irregulares de energia, popularmente chamado de 'gato', em todo o Estado. O número é superior ao total de ligações clandestinas identificadas ao longo do ano passado: 1.274. A empresa atribui o crescimento, de 153 identificações a mais, às ações de inteligência para encontrar anormalidades e também pelas denúncias da população. As perdas de energia em 2020, com índice de 1,45%, dariam para abastecer as cidades de Mossoró e São Gonçalo do Amarante por um mês, simultaneamente.


Créditos: Divulgação/Cosern
Gato foi identificado num famoso restaurante da zona Sul de Natal


Nesta segunda-feira (7), a Cosern desativou um gato de energia em um restaurante no bairro de Lagoa Nova, na zona Sul de Natal. A irregularidade no estabelecimento dizia respeito à fraude na medição de energia elétrica, quando o consumidor manipula o medidor com o objetivo de reduzir o consumo faturado. A gerente do estabelecimento foi conduzida para prestar depoimento na Delegacia Geral de Polícia Civil. (DEGEPOL). A “Operação Varredura”, feita durante todo o ano pela Cosern, já resultou em oito pessoas conduzidas à delegacia ou presas em flagrante em todo o Estado praticando o crime de furto de energia elétrica. No ano passado, 14 pessoas foram presas em flagrante.


Ao todo, segundo dados da Cosern, das 1.427 ligações irregulares encontradas no RN em 2020, foram identificados e regularizados 1.120 fraudes de energia e 307 furtos, que é quando o autor do crime desvia a energia diretamente da rede elétrica da Cosern sem a medição do consumo e o conhecimento da concessionária. Confira série histórica ao final da reportagem.


O Código Penal qualifica essas duas ações como crimes em dois artigos: 171 (estelionato) e 155 (furto). A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão. Também são cobrados os valores de consumo retroativos referente ao período fraudado e acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável pode ter o seu fornecimento de energia suspenso e responder judicialmente pelo crime cometido.


Os sistemas da Cosern monitoram, em tempo real, situações de consumo de energia em bairros, estabelecimentos e residências. Ao notarem situações que fogem da rotina, como um aumento repentino de consumo, por exemplo, as equipes da Cosern caem em campo para identificar as anomalias, que em alguns casos, se configuram como fraudes ou furtos de energia.


“O que fez com que identificássemos mais fraudes e mais furtos é o investimento da Cosern em inteligência artificial para localizar esses pontos de inspeção. Estamos tendo mais eficiência no combate às fraudes. Estamos conseguindo identificar mais facilmente, então está sendo mais efetivo”, explicou Gilmar Mikeias Gois, gerente de Recuperação da Receita da Cosern, acrescentando que o índice de perdas saiu de 1,55%, em 2019, para 1,45%, em 2020.


Custo 

Esse percentual, de 1,45%, é o índice comercial, isto é, energia que deveria ser distribuída para os consumidores, sem levar em consideração outras perdas, como problemas ou falhas técnicas. Além disso, a concessionária de energia no RN possui cobertura tarifária, ou seja, opera dentro dos limites regulatórios estipulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no que diz respeito às perdas de energia. Diante disso, esse montante de energia “perdida” acaba sendo refletido na tarifa paga por todos os consumidores da área de concessão. “Esse percentual já entra na fatura. Todos os anos nós indicamos qual é nosso índice de perda. Quanto menor, melhor para o consumidor porque a gente consegue ter uma tarifa mais módica. De alguma forma, todos nós pagamos por isso”, comentou Gois.


Ele acrescentou, ainda, que os 'gatos' representam riscos e perigos para os consumidores. A Cosern tem tentado trabalhar com campanhas de divulgação para conscientizar a população dos eventuais prejuízos que uma ligação clandestina pode trazer.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!