terça-feira, dezembro 08, 2020

Primeiro piloto a romper a barreira do som morre aos 97 anos

O americano Chuck Yeager, o primeiro piloto a romper a barreira do som, morreu na segunda-feira (7), aos 97 anos.


Imagem de Chuck Yeager em 1997, em um evento para lembrar os 50 anos do teste em que ele pilotou um avião que quebrou a barreira do som — Foto: Sam Mircovich/Reuters


A morte foi anunciada pela viúva, Victoria Yeager, em uma conta do piloto em uma rede social. "Teve uma vida incrível, bem vivida, foi o maior piloto dos Estados Unidos e seu legado de força, aventura e patriotismo será recordado para sempre", disse ela.


A causa da morte não foi anunciada.


Piloto na Segunda Guerra

Yeager foi um piloto de combate na Segunda Guerra Mundial que ganhou fama ao romper a barreira do som na aeronave experimental Bell X-1 em 14 de outubro de 1947.


Esse marco ajudou a pavimentar o caminho do programa espacial americano. "Isto abriu a porta para o espaço", disse Yeager em 2007 em uma entrevista à AFP.


Veja um vídeo sobre a ida do homem à lua.




Ele nasceu em 1923 na cidade de Myra, na Virginia Ocidental. Seu pai consertava caminhões, e antes de entrar para as forças armadas, ele o auxiliava.


Ele se alistou à Força Aérea em setembro de 1941, três meses antes da entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Antes de começar a ser treinado para ser piloto, foi mecânico de aeronaves.


Na maior parte de sua carreira, atuou como comandante militar de esquadrões de combate nas décadas de 1950 e 1960.


Passou para a reserva da Força Aérea em 1975.


O diretor da Nasa, Jim Bridenstine, lamentou a perda e elogiou o "caráter pioneiro e inovador" de Yeager.


"A coragem de Chuck e suas façanhas são um testamento de sua força permanente, que o tornou um verdadeiro americano. O trabalho da Nasa Aeronautics deve muito a sua contribuição brilhante à ciência aeroespacial", afirmou em um comunicado.


Ele passou a ser chamado de "o homem mais rápido da Terra" quando fez testes a bordo do Bell X-1 e rompeu a barreira do som.


O avião Bell X-1 foi descrito por um outro piloto, Chalmers "Slick" Goodlin, como uma "bala com asas". De fato, a aeronave foi concebida seguindo o modelo da bala calibre .50, com asas curtas e frente pontiaguda, o que permitia atravessar o ar com mais eficiência.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!