segunda-feira, dezembro 28, 2020

Baleia se compromete a assegurar espaço para oposição, e acordo com siglas de esquerda avança

Ao participar de reunião virtual com partidos de oposição nesta segunda-feira (28), o deputado Baleia Rossi (MDB), candidato a presidente da Câmara, aceitou as exigências feitas pelos líderes. Com isso, praticamente selou o acordo para receber o apoio de partidos de esquerda.


Reunião virtual de deputados da oposição com Baleia Rossi (MDB-SP) — Foto: Reprodução


Baleia Rossi é apoiado pelo grupo do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em 18 de dezembro, PT, PCdoB, PSB e PDT anunciaram a adesão ao grupo de Maia na disputa pela presidência da Casa. A eleição acontecerá em fevereiro.


Na reunião desta segunda-feira, Baleia se comprometeu a assegurar o espaço constitucional da oposição. Antes mesmo do encontro, o deputado já havia decidido seguir o critério da proporcionalidade em cargos da Mesa Diretora.


Uma carta será divulgada pelos partidos de oposição, e a expectativa é que nesta terça-feira o apoio das legendas da esquerda a ele seja oficializado.


Ao blog, o líder do PSB, Alessandro Molon (RJ), destacou que Baleia demonstrou concordar com todas as colocações dos partidos de esquerda, como instalação de CPIs; análise de decretos legislativos; e todos os regramentos constitucionais que asseguram o espaço da oposição no Legislativo.


A ideia é que a oposição tenha condições de manter a Câmara independente para barrar qualquer eventual movimento autoritário do governo Bolsonaro.


"Tudo sinaliza para oficializar o apoio dos partidos de esquerda nesta terça-feira. A reunião foi de convergência", resumiu Molon.


Não foram incluídos na pauta do encontro, no entanto, posicionamentos de temas econômicos, como a agenda de privatizações. A avaliação de deputados de partidos da esquerda é que esse tema não vai avançar no Legislativo por resistência do próprio presidente Jair Bolsonaro.


Além de líderes e presidentes de partidos de esquerda, estavam presentes na reunião com Baleia Rossi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o líder da Maioria, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e o líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE).


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!