quinta-feira, agosto 27, 2020

'Temos esperança de encontrar os 11 desaparecidos até novembro', diz coronel dos bombeiros na volta a Brumadinho

"Queremos encerrar as buscas em meados de novembro com o encontro das 11 vítimas". A fala é do coronel do Corpo de Bombeiros Alexandre Gomes Rodrigues, nesta quinta-feira em que as buscas em Brumadinho foram retomadas, após mais de cinco meses suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus.


O rompimento da barragem da Vale, em janeiro de 2019, deixou 259 pessoas mortas e outras 11 continuam soterradas na lama. É a essas vítimas desaparecidas que o coronel se refere, nesta expectativa de buscas nos próximos três meses.


Bombeiros aferindo temperatura antes do início dos trabalhos nesta quinta-feira (27). — Foto: Reprodução/TV Globo
Bombeiros aferindo temperatura antes do início dos trabalhos nesta quinta-feira (27). — Foto: Reprodução/TV Globo


"Junto com a Vale, fizemos a drenagem no terreno para o militar não ter contato com a lama. O local está seco e mais propício às buscas", justifica o coronel sobre o prazo enxuto para encerrar a tarefa, que gera grande expectativa nos familiares das vítimas.


As buscas em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram suspensas no dia 21 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus. Para o retorno, os militares estão seguindo os protocolos de segurança para evitar a transmissão da Covid-19. De acordo com o coronel Alexandre Gomes Rodrigues, todos estão sendo testados na cidade de origem e fazendo o uso de álcool em gel e da máscara de proteção durante o serviço, além de aferir a temperatura.


Bombeiros seguem medidas de segurança em retorno às buscas em Brumadinho — Foto: Divulgação/Cobom
Bombeiros seguem medidas de segurança em retorno às buscas em Brumadinho — Foto: Divulgação/Cobom


Um efetivo de aproximadamente 60 militares vai trabalhar no perímetro da tragédia, que foi devidamente preservado, segundo o Corpo de Bombeiros.


“Os militares estão vindo de várias cidades então desde o local de origem fazemos a testagem. Já fazíamos em relação aos metais pesados e agora com 10 dias de antecedência testamos todos para ver se têm coronavírus. Não podemos colocar em risco os militares nem os familiares deles”, disse Rodrigues.

Para garantir o encontro dos 11 desaparecidos, os bombeiros vão focar no que foi mais efetivo nas estratégias feitas desde o início das buscas.


“Fizemos 5 estratégias e o que mais deu resultado é o que vamos adotar a partir de agora. Isso vai dar efetividade ao trabalho. Sabemos o local onde há maior probabilidade de encontro”, contou Rodrigues


Para isso, de acordo com os bombeiros, foram escolhidas seis frentes de trabalho que serão feitas durante o período de estiagem entre agosto e novembro:


Remanso I;

Remanso II;

Remanso III;

Remanso IV;

Áreas perto da pousada;

Área perto do pontilhão;


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!