terça-feira, agosto 18, 2020

MPF denuncia ex-ministro Baldy e outros 10 por corrupção na Lava Jato

Alexandre Baldy, ex-ministro das cidades no governo de Michel Temer (MDB), e mais 10 pessoas foram denunciadas pela Força-Tarefa da Lava Jato do Rio por suspeita de fraudes em contratos da saúde.


Alexandre Baldy, secretário afastado do governo de São Paulo, foi denunciado por crimes que teriam sido cometidos quando era ministro de Temer e deputado federal — Foto: Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo
Alexandre Baldy, secretário afastado do governo de São Paulo, foi denunciado por crimes que teriam sido cometidos quando era ministro de Temer e deputado federal — Foto: Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo


A denúncia se refere ao período em que Baldy foi ministro e deputado federal. Ao ser preso, ele era secretário de Transportes Metropolitanos do governo de São Paulo, mas se afastou do cargo. Baldy foi solto no último dia 7 pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).



O MPF aponta o envolvimento de Baldy e do primo com organizações criminosas a partir da intermediação de pagamentos para a Organização Social Pró-Saúde. A OS geria o Hospital de Urgência da Região Sudoeste, em Goiás, entre 2010 e 2017.



Resumo:

Alexandre Baldy, que foi deputado federal por Goiás e ministro das Cidades no governo do ex-presidente Michel Temer, é apontado por atos suspeitos antes de assumir a pasta no governo de São Paulo.

Segundo a investigação, Baldy usou da influência dos dois cargos para intermediar contratos, sobre os quais ganharia um percentual.

Baldy ainda teria oferecido vantagem a um colaborador para não entregar o esquema.

Portador delatou o esquema

As investigações contaram com a delação premiada de uma pessoa ligada à Pró-Saúde. A entidade, na ocasião, administrava o Hurso, em Goiás, e teria valores a receber -- não se sabe de quem. A TV Globo apurou que Baldy teria recebido propina da Pró-Saúde para ajudar na liberação desse montante.


A propina, paga em espécie, teria saído do caixa 2 da entidade, que tinha à época como principal fonte os contratos do RJ


A pessoa que levou o dinheiro firmou acordo de delação e entregou os registros dos encontros. Os pagamentos estão registrados em planilha entregue por outro colaborador.


O que diz Baldy

Em nota, a defesa do ex-ministro informou:


"Alexandre Baldy é empresário e industrial, tem sua vida pautada pelo trabalho, correção e retidão, seja no setor privado ou público. Sempre esteve e segue à disposição para esclarecer quaisquer questões sobre a sua vida ou as funções públicas que exerceu".


"Todos o seu patrimônio é declarado, inclusive os mencionados nas peças apresentadas na medida cautelar. Todas as providências na defesa para que a inocência de Alexandre Baldy seja comprovada estão sendo tomadas"


Foram denunciados também:

Rodrigo Sérgio Dias

Rafael Bastos Lousa Vieira

Carlos Augusto Brandão

Izídio Ferreira dos Santos Júnior

Guilherme Franco Netto

Ricardo Brasil Correa

Manoel Vicente Brasil Correa

Edson Crível Giorno

Carlos Alberto Filippeli Giraldes

Paulo Roberto Segatelli Camara


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!