terça-feira, agosto 18, 2020

Golpes nas redes sociais e na web se intensificam em SP durante a pandemia, alertam especialistas em segurança digital

Golpes nas redes sociais e na internet se intensificaram em São Paulo durante a pandemia de coronavírus, alertam especialistas em segurança digital.


Criminosos estão clonando contas de WhatsApp — Foto: Reprodução/Arquivo/TV Mirante
Criminosos estão clonando contas de WhatsApp — Foto: Reprodução/Arquivo/TV Mirante


Ao menos 842 mil aplicativos de mensagens por celular foram clonados no primeiro semestre deste ano no estado, aponta levantamento feito por uma empresa. De acordo com a ClearSale, só em março deste ano, já durante o início da pandemia de coronavírus, 350 mil contas de WhatsApp foram invadidas.


Ainda segundo a pesquisa, mais de 267 mil tentativas de golpes de cartão de crédito foram feitas na internet, de janeiro a junho de 2020 em São Paulo. O valor das compras de todas essas tentativas foi de quase R$ 240 milhões. Números 65% maiores do que no mesmo período do ano passado.


O objetivo dos hackers é pegar informações pessoais das vítimas para depois aplicar golpes e roubar dinheiro delas. Entre os principais itens comprados pelos criminosos estão celulares, aparelhos eletrônicos e bolsas.


Num desses casos, um golpista clonou o celular do publicitário Diego Russo e disparou mensagens para seu grupo de amigos pedindo dinheiro emprestado.


“Eles entraram em contato com uma amiga minha e um colega de trabalho”, disse Diego, que acabou tendo sua conta do WhatsApp copiada após clicar num link falso de uma clínica médica onde costumava se consultar.

A mensagem pedia para ele inserir na página um código enviado por SMS em seu celular. Diego acabou conseguindo recuperar a conta depois. Como seus amigos desconfiaram do pedido de dinheiro, eles ligaram para o publicitário, que negou a informação e evitou que fosse feito algum depósito para os bandidos.


Dicas de segurança


Especialistas alertam sobre riscos de se fazer compras online com cartões — Foto: Reprodução/Arquivo/TV Mirante
Especialistas alertam sobre riscos de se fazer compras online com cartões — Foto: Reprodução/Arquivo/TV Mirante


Segundo especialistas, uma das maneiras de se evitar cair no golpe da clonagem dos apps de mensagem é aumentar a segurança do seu celular. Para isso é preciso entrar em: ajustes, conta, e confirmação em duas etapas e inserir uma senha que somente o usuário saiba.


“Durante a pandemia os golpes tiveram crescimento muito grande. Muitos deles aproveitando essa temática de pandemia, de coronavírus, Ministério da Saúde, liberação do auxílio emergencial...“, disse Emílio Simoni, especialista em segurança digital.

Restaurantes também acabam sendo alvos dos golpistas. Os criminosos copiam perfis os estabelecimentos comerciais nas redes sociais para tentar enganar os clientes e conseguir clonar os aplicativos de mensagens dos celulares deles.



Os bandidos fazem, por exemplo, contas fakes dos restaurantes na web, divulgando promoções falsas para tentar atacar os aparelhos das vítimas.


“Eles entraram em contato com os clientes, falando que eles tinham ganhado um jantar cortesia no restaurante. Os clientes perceberam que era um golpe e nos comunicaram“, disse Giovanni Carneiro, sócio de um restaurante.

Esse restaurante e outros na capital foram avisados pelos clientes do golpe. Os donos então procuraram as autoridades policiais para tentar tirar do ar as páginas com as contas falsas na internet.


“No final eles acabaram salvando a gente dessa roubada”, disse o chef Chico Ferreira.


Clonagem de contas de WhatsApp se intensificou durante a pandemia — Foto: Reprodução/Arquivo/TV Mirante
Clonagem de contas de WhatsApp se intensificou durante a pandemia — Foto: Reprodução/Arquivo/TV Mirante


Outro golpe que está sendo aplicado nas redes sociais é que rouba dados dos cartões de crédito na internet. Compras online trazem comodidades, mas também alguns riscos.


Dados do cartão da empresária Elis Silva foram roubados do cadastrado de um aplicativo. Depois os criminosos fizeram compras no nome dela.


“Tive de fazer boletim de ocorrência e enviar para o banco para pedir o reembolso desse valor”, disse Elis.

O que diz o Whatsapp

Em nota, o Whatsapp diz que recomenda a todos os usuários ativarem a verificação em duas etapas no celular. E reforça que a senha não deve ser compartilhada com ninguém. Ressalta ainda que o golpista não tem acesso às mensagens armazenadas no telefone, anteriores à invasão.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!