segunda-feira, julho 20, 2020

Atualização do cadastro de beneficiários do Bolsa Família será retomada em agosto

Portaria do Ministério da Cidadania publicada no "Diário Oficial da União" nesta segunda-feira (20) determina que serão retomadas, a partir de agosto, as ações de administração em nível municipal de benefícios do Programa Bolsa Família e as alterações cadastrais de famílias beneficiárias para gestão da folha de pagamento do Programa Bolsa Família.

Em maio, outra portaria determinou a suspensão das atualizações cadastrais de beneficiários do Bolsa Família enquanto o auxílio emergencial de R$ 600 estivesse sendo pago.

A portaria publicada nesta segunda estende a suspensão, por mais 6 meses, da averiguação e revisão cadastral no Bolsa Família, além do bloqueio, suspensão e cancelamento decorrentes do descumprimento das regras do programa.

Ao determinar as suspensões, o Ministério da Cidadania afirma considerar a necessidade de evitar aglomerações de pessoas e de evitar que os integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família, assim como os cidadãos que trabalham em unidades de cadastramento destas famílias, exponham-se ao coronavírus.

O governo ressalta ainda que a operação do Bolsa Família e do Cadastro Único está prejudicada por situações como suspensão de aulas, direcionamento de unidades de saúde para atender aos infectados pela Covid-19, e pelo fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais postos de cadastramento.

Atualização do cadastro de beneficiários do Bolsa Família será ...
Começa pagamento da 4a parcela do auxílio emergencial aos beneficiários do Bolsa Família

Calendário do Auxílio Emergencial
O Ministério da Cidadania divulgou na sexta-feira (17) o calendário de novos pagamentos do Auxílio Emergencial. O calendário de pagamentos vai se estender até o final do ano para os últimos aprovados.

Os novos pagamentos contemplam os beneficiários que se inscreveram no programa por meio do site e do aplicativo, além daqueles que fazem parte do Cadastro Único, mas não recebem o Bolsa Família.

Para o grupo dos trabalhadores do Bolsa Família, os pagamentos seguem o calendário original do programa - isto é, sempre nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de acordo com o dígito final do benefício. Nesse caso, vão receber mais duas parcelas de R$ 600, seguindo o calendário de pagamentos do próprio programa. Assim, a quarta parcela será paga entre 20 e 31 de julho e a quinta parcela será paga entre 18 e 31 de agosto.

O novo calendário divulgado pela Cidadania contempla os pagamentos até a quinta parcela de beneficiários inscritos no programa até 2 de julho, data final para inscrição, cujos cadastros foram considerados elegíveis até o momento.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!