segunda-feira, junho 01, 2020

Plano para retomada do turismo no RN prevê questionário para visitantes, protocolos de higiene e cursos para trabalhadores

Aplicação de questionário para saber se o hóspede tem sintomas do novo coronavírus, seguir protocolos de higienização e oferecer curso de capacitação para funcionários dos estabelecimentos aprenderem sobre como prevenir a transmissão do novo coronavírus. Esses são alguns passos que entidades do setor turístico do Rio Grande do Norte apresentaram dentro do Plano de Retomada para o setor pelos próximos 18 meses.

Passeio de buggy pelas dunas de Genipabu (Arquivo) — Foto: Paulo Francisco
Passeio de buggy pelas dunas de Genipabu (Arquivo) — Foto: Paulo Francisco

De acordo com as entidades envolvidas, as ações integradas têm o objetivo de garantir a saúde pública ao mesmo tempo em que visa manter empregos de forma segura. Ao todo, o projeto contempla seis fases e prevê um ano e meio de atividades. Em maio, foram concluídas as duas primeiras ações previstas: criação de um protocolo de segurança sanitária e um plano de treinamento para habilitar as empresas a atuarem de acordo com as novas recomendações de biossegurança.

O documento define um fluxo geral de atendimento a ser seguido pelas empresas do turismo, em casos de turistas com suspeita de COVID-19 ou que informem estar com sintomas da doença. Também são apresentados critérios mínimos gerais de higiene pessoal, segurança sanitária, distanciamento social e sanitização de ambientes que devem ser seguidos pelo hotéis e pousadas; receptivos e áreas de visitação, restaurantes e bares, e transportes como os buggys e até barcos e lanchas. Veja o plano aqui.


O projeto também prevê a implementação de um selo que ateste que as empresas estão aptas a seguir os protocolos de saúde definidos e a elaboração de um plano de promoção do destino Rio Grande do Norte.

De acordo com o programa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RN) vai ofertar capacitações online gratuitas para trabalhadores do segmento. Inicialmente, serão 500 vagas, disponibilizadas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As matrículas estarão disponíveis de 8 a 12 de junho, e as aulas terão início a partir do dia 15/06, no site do Senac RN.

Também está previsto um cronograma de implantação das medidas de retomada e alinhamento do governo na construção e execução de estratégias para o fortalecimento do turismo. Ainda não há datas definidas para a reabertura das atividades.

"A importância do Plano de Retomada das Atividades Turísticas se dá pela relação de confiança e credibilidade com o mercado. Após essa crise, as pessoas passarão a procurar os destinos que se sintam mais seguras. Este passa a ser é um forte diferencial de competitividade. Os nossos empreendimentos turísticos passarão a cumprir todos os protocolos de segurança sanitária, com todos os trabalhadores do turismo fazendo capacitações gratuitas no Senac, a partir de junho, para conhecerem e atuarem dentro das normativas. Estamos articulando esse trabalho com diversos setores da sociedade.", afirmou Ana Costa, secretária de turismo do estado.

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, considerou que o setor de turismo é um dos que mais estão sofrendo com as restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus. “Foi o primeiro a fechar suas portas, e deve ser um dos últimos a ter seu funcionamento pleno restabelecido”, afirmou.

Para ele, o Plano de Retomada do Turismo é importante porque os estabelecimentos precisam estar preparados para a retomada. “Os turistas que chegarem ao Rio Grande do Norte precisam se sentir seguros ao circular no nosso estado, ao se hospedar em nossos hotéis. Então, este Plano servirá não só para preparar o estabelecimentos e profissionais do turismo. Ele servirá para atestar ao visitante que aqueles locais e profissionais estão qualificados e preparados para recebê-lo. Este conjunto de ações previstas no documento, e que está sendo construídos a diversas mãos pelas entidades que fazem o setor aqui no estado, devem fazer com que o nosso destino saia mais fortalecido desta crise", disse Queiroz.


O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Estado (ABIH-RN), José Odécio Jr., espera que essa iniciativa auxilie a reabertura das empresas de forma segura. Os hotéis estão fechados desde março. Já o hoteleiro George Gosson, presidente do Natal Convention Bureau, considerou que o desafio será enorme, porque ao mesmo tempo em que haverá turistas mais exigentes, as empresas estarão com limitações de investimento.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!