terça-feira, junho 02, 2020

'Não estamos preparados para flexibilizar', diz prefeito de Natal sobre medidas de isolamento social

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), afirmou nesta terça-feira (2) que não está no momento de flexibilizar as medidas de isolamento social propostas para conter a Covid-19. “Não estamos preparados ainda para flexibilizar. Temos que tomar mais medidas, mais precaução, para poder flexibilizar da forma que tem necessidade”, declarou.

Álvaro Dias (PSDB), prefeito de Natal  — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Álvaro Dias (PSDB), prefeito de Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

“Então nós precisamos disponibilizar medicamentos, treinar as equipes médica e da secretaria de Saúde para tratar os pacientes do coronavírus, disponibilizar leitos”, complementou Álvaro Dias, que foi ouvido durante a reunião sobre o comitê municipal para enfrentamento ao novo coronavírus.

Na mesma ocasião, Dias comentou sobre os boatos de que George Antunes deixaria a Secretaria Municipal de Saúde. “Nós tivemos pequenas divergências com relação a métodos de trabalho. Mas divergências sempre existem. Existe divergência entre irmão, existe divergência entre marido e mulher, e existe também divergência entre o prefeito e um auxiliar seu. Mas essas diferenças foram superadas, nós nos entendemos, estamos de acordo”.

Questionado sobre a fiscalização o novo decreto anunciado pelo Poder Executivo estadual, que pode adotar a proibição de circulação em áreas públicas e fechamento de acesso às praias, o prefeito de Natal alegou que quem deve fazê-la é o próprio governo.

“O decreto é de responsabilidade do governo. Quem elaborou, editou e publicou o decreto foi o Governo do Estado. Ele tem a força policial para tentar fazer cumprir o decreto que ele mesmo editou e publicou. Se houver necessidade, se precisar da colaboração da prefeitura, se precisar da ajuda da guarda municipal e nos solicitar, nós vamos aí também procurar disponibilizar um pouco da guarda municipal", afirmou Álvaro Dias.

“Pacto pela vida”
O Governo do Rio Grande do Norte se reuniu com prefeitos da Região Metropolitana de Natal e montou uma comissão para definir ações de endurecimento das medidas de isolamento. É sobre esse decreto a que se refere o prefeito de Natal.

Proibição de circulação em áreas públicas; fechamento de acesso às praias; controle do trânsito; rondas em bairros e comércio; e formação de barreiras de fiscalização estão entre as medidas que poderão ser adotadas. A ação foi chamada de “Pacto pela vida”.

A expectativa é de que as novas normas restritivas para aumentar o distanciamento social e conter o avanço da Covid-19 sejam estabelecidas via renovação do decreto estadual na sexta-feira (5), data em que o texto vigente perde a validade.

O encontro ocorreu virtualmente por videoconferência na noite de segunda-feira (1º) e reuniu a governadora Fátima Bezerra e os prefeitos Rosano Taveira (Parnamirim), Fernando Cunha (Macaíba), Joaz Oliveira (Extremoz), Paulo Emídio (São Gonçalo do Amarante) e Álvaro Dias (Natal). Representantes do Comitê Científico do RN e dos ministérios públicos Federal e Estadual também participaram.

Nesta terça (2), a Prefeitura de Mossoró anunciou após reunião com o governo que também vai aderir à proposição de endurecer o isolamento social. Dentre as medidas que podem ser tomadas pela prefeita Rosalba Ciarlini (DEM) está o fechamento de acesso às praia de Tibau, Grossos e Areia Branca.

Em Extremoz, o prefeito Joaz Oliveira (PR) disse que a prefeitura vai pagar diárias operacionais para polícia militar e civil para o trabalho exclusivo de fiscalização do decreto. Também haverá o fechamento de praias e lagoas em nossa cidade.

O prefeito Paulo Emídio de Medeiros, de São Gonçalo do Amarante, alegou que vai intensificar fiscalização do cumprimentos dos decretos de isolamento no município.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!