segunda-feira, março 23, 2020

Governo requisita prédio do antigo Hospital Papi para tratar pessoas com coronavírus no RN

O Governo do Rio Grande do Norte requisitou o prédio onde funcionava o Hospital Papi para atender os casos suspeitos e confirmados de coronavírus (Covid-19) no estado. A unidade se encontra desativada, mas em condições de ser colocada em funcionamento. O pedido foi feito no sábado (21) por meio da Portaria nº 778/2020.

Prédio do Hospital Papi em Natal — Foto: Luiz Gustavo Ribeiro/Inter TV Cabugi
Prédio do Hospital Papi em Natal — Foto: Luiz Gustavo Ribeiro/Inter TV Cabugi

"São 150 leitos, que inicialmente ficarão disponíveis por 180 dias, podendo ser renovados. A portaria entra em vigor na terça-feira agora, e no mesmo dia a Sesap começa o inventário do prédio e toma as demais providências pra funcionamento, como limpeza, manutenção, etc.", anunciou a governadora Fátima Bezerra nas redes sociais.

Assim como o prédio, os equipamentos que estão no hospital passarão a ser gerenciados pela Secretaria Estadual Saúde Pública (Sesap) para atender a demanda gerada pela pandemia do coronavírus. O Rio Grande do Norte tem nove confirmações para a doença. A requisição tem prazo de 180 dias e será ressarcida pelo Governo do Estadual.

"A Secretaria da Saúde Pública poderá, ainda, adotar medidas de remanejo de pacientes das unidades da rede de atenção à saúde do Estado para o prédio objeto da requisição, destinando leitos daquelas unidades ao atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados com contaminação pelo novo coronavírus", diz trecho da Portaria.


A partir de agora fica autorizada a entrada de agentes públicos estaduais no prédio do hospital para adoção de medidas necessários para o início imediato dos atendimentos

A estrutura do Hospital Papi, localizada no bairro Tirol em Natal, que encerrou suas atividades em 2016, foi leiloada em maio de 2019 e comprada por R$ 18,9 milhões pelos grupos Delfin Saúde e Incor Natal. A unidade tem 150 leitos.

Na sexta-feira (20), a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte já havia disponibilizado o prédio onde funcionava o Hotel Parque da Costeira, localizado na Via Costeira, em Natal, para ser transformado em um hospital de campanha para pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!