quarta-feira, outubro 30, 2019

Witzel diz que jamais manipulou delegado ou membro do MP e que nunca violou segredo de Justiça

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), afirmou, durante evento na manhã desta quarta-feira (30), que jamais violou segredos de Justiça durante sua vida profissional.

“Jamais vazei qualquer tipo de informação, seja como magistrado, seja como governador. Eu lamento que o presidente tenha, no momento, talvez, de descontrole emocional, no momento em que ele está numa viagem, não está, talvez, no seu estado normal, tenha feito acusações contra a minha atividade como governador. Não manipulo o Ministério Público, não manipulo a Polícia Civil, isso é absolutamente inadequado, contrário às instituições democráticas. A Polícia Civil, no meu governo, tem independência, o MP tem e sempre terá independência e, infelizmente, eu recebi com muita tristeza essas levianas acusações”, afirmou Witzel.


Mais tarde, Witzel usou uma rede social para reafirmar o que havia dito, e acrescenta que espera que o presidente peça desculpas ao povo do Rio de Janeiro. O governador também afirma que não tem relação com o vazamento de informações.

Nesta manhã, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) acusou o govenador fluminense de tentar incriminá-lo no caso da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

"Deixar bem claro também: dia 9 de outubro, às 21h, eu estava no Clube Naval no Rio de Janeiro. Chegou o governador Witzel e chegou perto de mim e falou o seguinte: 'o processo está no Supremo'. Eu falei: 'que processo?' 'O processo da Marielle.' 'Que que eu tenho a ver com a Marielle?' 'O porteiro citou teu nome.' Quer dizer: Witzel sabia do processo que estava em segredo de Justiça. Comentou comigo", afirmou o presidente.

Durante seu discurso em um evento na Baixada Fluminense, o governador do Rio ainda afirmou que está no caminho certo. “Eu estou sempre, como Cristo nos ensinou, pregando a união e a fraternidade. Estendendo as mãos mesmo para aqueles que nos desonram e falam falsas verdades para, infelizmente, aquilo que não é verdade seja considerado pela imprensa. Mas está na Bíblia: "Conhecerei a verdade e ela vos libertará!”.

O presidente Bolsonaro tem casa no condomínio onde mora Ronnie Lessa, suspeito dos assassinatos. O Jornal Nacional revelou, na terça (29), que o porteiro do condomínio Vivendas da Barra contou à polícia que horas antes do crime, em 14 de outubro, outro suspeito, Elcio Queiroz, entrou no condomínio e disse que iria para a casa do então deputado Jair Bolsonaro.

"Vem de encontro aqui o que fala o Robson Bonin, do Radar da 'Veja'. No meu entendimento, o senhor Witzel estava conduzindo o processo com o delegado da Polícia Civil pra tentar me incriminar ou pelo menos manchar o meu nome com essa falsa acusação, que eu poderia estar envolvido na morte da senhora Marielle."

Os registros de presença da Câmara dos Deputados mostram que Bolsonaro estava em Brasília no dia. Como houve citação ao nome do presidente, a lei obriga que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise a situação.


Polícia diz que governador não interfere
Em nota, a Polícia Civil do Rio disse que todas as investigações são conduzidas com absoluta imparcialidade, técnica e observância à legislação em vigor.

“O governador Wilson Witzel não interfere na apuração dos homicídios de Marielle e Anderson nem teve acesso aos documentos do procedimento investigativo, assim como em quaisquer outras investigações. A Polícia Civil reafirma que a investigação desse caso é conduzida com sigilo, isenção e rigor técnico pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), sempre em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro”, destacou a nota.

Governador Wilson Witzel participa do lançamento do Programa Segurança Presente em Austin, Nova Iguaçu, na manhã desta quarta-feira (30) — Foto: Fernanda Rouvenat / G1 Rio
Governador Wilson Witzel participa do lançamento do Programa Segurança Presente em Austin, Nova Iguaçu, na manhã desta quarta-feira (30) — Foto: Fernanda Rouvenat / G1 Rio

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!