domingo, outubro 13, 2019

Criança com farda da PM e arma de brinquedo na mão posa para fotos com Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) posou para fotos nesta sexta-feira (11) segurando no colo uma criança que vestia a farda da Polícia Militar de São Paulo e segurava na mão uma arma de brinquedo. O menino chegou a apontar o armamento falso para o alto, gesto que recebeu sinal de positivo do presidente.

Criança no colo de Bolsonaro aponta arma de brinquedo para o alto durante evento de formação de sargentos da Polícia Militar de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo
Criança no colo de Bolsonaro aponta arma de brinquedo para o alto durante evento de formação de sargentos da Polícia Militar de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

Bolsonaro encontrou o garoto durante a cerimônia de formatura de sargentos da PM do estado no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte da capital.

O presidente ficou no palco ao lado do governador paulista, João Doria (PSDB), e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales. Bolsonaro foi aplaudido pelo público diversas vezes e chegou a tirar selfies com os policiais e seus familiares durante o evento.

Em seu discurso, Bolsonaro enalteceu os policiais militares. "Outros que me antecederam criticaram as atuações dos policiais. Eu os saúdo e os louvo. Aqui, lá e em qualquer lugar do Brasil e do mundo. Reconheço o heroísmo de vocês", disse.

A PM de São Paulo afirmou que "toda a aproximação do público junto ao Presidente da República em eventos, é de responsabilidade da segurança do dignatário, realizada pelo Gabinete de Segurança Institucional - GSI -, do Governo Federal".

O G1 entrou em contato com a Presidência da República para saber se comentaria sobre o gesto de Bolsonaro com o garoto, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Presidente Bolsonaro segura criança no colo durante evento de formação de sargentos da Polícia Militar de São Paulo que foi realizado no Anhembi, na Zona Norte da cidade  — Foto: TV Globo/Reprodução
Presidente Bolsonaro segura criança no colo durante evento de formação de sargentos da Polícia Militar de São Paulo que foi realizado no Anhembi, na Zona Norte da cidade — Foto: TV Globo/Reprodução

Não é primeira vez neste ano que crianças aparecem com réplicas de brinquedo de armas em eventos públicos em São Paulo. O artigo 26 do Estatuto de Desarmamento proíbe a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo.

A exceção prevista na lei de 2003 se dá apenas para instrução, adestramento ou coleção de usuário autorizado. Não há, no entanto, regulamentação sobre o porte.

No Desfile de 9 de Julho
No Desfile de 9 de Julho, quando São Paulo comemora a Revolução Constitucionalista, crianças fardadas mostraram armas de brinquedo durante a apresentação oficial em frente ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 1932, no Ibirapuera.

Na ocasião, o Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito civil para investigar a utilização das réplicas de armas de fogo pelas crianças.

O promotor da Infância e Juventude Eduardo Dias Ferreira se baseou em um artigo da Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para pedir esclarecimentos ao poder público em um prazo de 30 dias.

“Considerando que o artigo 227 da Constituição Federal declara que ‘é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, a educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão’”, diz no texto.


A Polícia Militar respondeu, por meio de nota, que "recebeu a documentação do MP, que será analisada e respondida".

Questionada na época do episódio, a assessoria da Polícia Militar assegurou que a arma não era verdadeira e que os pais serão orientados a não mais deixarem seus filhos portarem armas de brinquedo em futuros desfiles.

A PM disse ainda que "valoriza as crianças que têm orgulho em vestir a farda de seus verdadeiros heróis" e que "motiva as crianças a desfilarem na homenagem do Nove de Julho como forma de incentivar seu patriotismo e civismo."

Criança fardada segura arma de brinquedo durante desfile de 9 de julho em SP  — Foto: Renato Cerqueira/ Futura Press/ Estadão Conteúdo
Criança fardada segura arma de brinquedo durante desfile de 9 de julho em SP — Foto: Renato Cerqueira/ Futura Press/ Estadão Conteúdo

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!