terça-feira, outubro 01, 2019

Ceará tem primeira madrugada sem ataques após onda de violência, diz secretário

O Ceará teve a sua primeira madrugada sem ataques contra prédios públicos ou privados desde o último dia 20 de setembro. Segundo o secretário de segurança pública, André Costa, nenhum atentado foi registrado entre 0h e 6h desta terça-feira (1º). Desde sexta-feira (20), quando começou a onda de violência, foram registrados 113 ataques de uma facção criminosa em 28 cidades do Ceará.

Ceará tem 11º dia seguido de ataques em 27 cidades — Foto: Paulo Sadat/SVM
Ceará tem 11º dia seguido de ataques em 27 cidades — Foto: Paulo Sadat/SVM

Os mais recentes ataques registrados ocorreram na madrugada e noite de segunda-feira (30). Quatro no total. O primeiro alvo foi um caminhão no Bairro Passaré, em Fortaleza. De acordo com moradores, criminosos atiraram garrafas com gasolina contra o caminhão. O Corpo de Bombeiros conseguiu apagar as chamas antes de o fogo atingir parte da fiação elétrica. O veículo ficou destruído.

Na noite desta segunda-feira (30), a segunda ocorrência foi uma tentativa de incêndio contra uma motocicleta, estacionada na Rua Vila Lobos, no Bairro Itaoca. Testemunhas afirmaram que um homem derrubou o veículo e, em seguida, jogou combustível. No entanto, não iniciou o incêndio.

Ainda na noite de segunda, houve um incêndio na vegetação na Avenida Ministro José Américo, no Bairro Cambeba. O G1 apurou que dois homens jogaram coquetel molotov na vegetação. As chamas aconteceram próximo a um posto de combustível. O fogo foi controlado por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Não houve feridos.

E a quarta ocorrência foi um incêndio em um caminhão, na Comunidade Rosalina, no Bairro Itaperi. Moradores afirmaram que um homem começou o incêndio com coquetel molotov. A Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram até o local e controlaram as chamas. Nos três casos não há informações de prisões.

Transferência de chefes de facção

Ceará tem ônibus e carros incendiados em onda de ataque que ocorre desde o fim de semana — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Ceará tem ônibus e carros incendiados em onda de ataque que ocorre desde o fim de semana — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

André Costa afirmou que o grupo que coordena os ataques aos poucos está se desarticulando. O secretário de segurança destaca o trabalho da polícia como também a ajuda da população.

“Esses grupos estão se desarticulando e a população vem participando muito com as denúncias. Isso tem resultado em várias prisões e vimos nesta redução já na madrugada onde tem concentrado um número maior de ocorrências. Nesta última madrugada não ocorreu nada. Mas, a gente continua em alerta. Não vamos reduzir a intensidade das ações de segurança”, afirmou o secretário de segurança, André Costa.


André Costa lembrou ainda que mais de 500 transferências foram realizadas no sistema carcerário do Estado e que dos presos considerados chefes das facções e mandantes dos ataques serão transferidos em breve para fora do Ceará.

“Aqui dentro do nosso sistema nós fizemos mais de 500 transferências. Isso causa uma desarticulação também interna entre eles. Confirmadas já são duas pessoas transferidas. E temos, mais, creio que nove já com decisões favoráveis e estamos aguardando a manifestação do Departamento Penitenciário Nacional em relação a oferta de vagas, mas no total em torno de 13 pessoas, já bem adiantados entre os dois transferidos.”

147 presos

Policiais circulam em ônibus de Fortaleza no sexto dia de ataques comandados por facção criminosa — Foto: Helene Santos/Sistema Verdes Mares
Policiais circulam em ônibus de Fortaleza no sexto dia de ataques comandados por facção criminosa — Foto: Helene Santos/Sistema Verdes Mares

A Secretaria da Segurança Pública totaliza o número 147 pessoas capturadas por suspeita de envolvimento nas ações, sendo 114 adultos e 33 adolescentes.

Segundo o secretário da Segurança do Ceará, André Costa, a onda de violência é uma reação de detentos que querem a volta de "regalias" nos presídios do estado. Um dos suspeitos de comandar ataques estava em presídio de Pernambuco e também foi transferido para unidade federal.

Entre terça e quinta-feira, quando os ataques eram mais frequentes, a frota de ônibus de Fortaleza foi reduzida e circulou com policiais no interior dos veículos. O itinerário foi alterado para evitar circular em bairros onde os crimes são mais frequentes.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!