terça-feira, julho 09, 2019

Pressão de partidos por mudanças no texto atrasa votação da reforma da Previdência

Resultado de imagem para Pressão de partidos por mudanças no texto atrasa votação da reforma da Previdência

Um movimento de partidos por mudanças na proposta da reforma da Previdência provocou atraso na discussão e votação do texto pelo plenário da Câmara.

A sessão para a análise da reforma se iniciou por volta das 16h50 desta terça. Mas até a última atualização desta reportagem, os deputados ainda não tinham iniciado a discussão das mudanças nas regras previdenciárias. Debatiam um projeto que regulamenta práticas da vaquejada, do rodeio e do laço.

Entre outros pontos, as legendas defendem a inclusão de estados e municípios na reforma e a alteração nas regras para aposentadorias de mulheres e professores.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que trabalhava para evitar atrasos. Ele disse que era necessário “passar toda a obstrução da oposição” e “organizar a votação”.

A expectativa é de que os deputados utilizem a sessão desta terça para vencer o chamado “kit obstrução” de oposicionistas, ou seja, uma série de recursos regimentais com o objetivo de retardar os trabalhos.

A votação do texto-base na sessão iniciada nesta terça ainda era incerta, uma vez que a análise dos requerimentos de obstrução pode invadir a madrugada.

É possível que o texto-base da reforma da Previdência seja votado somente nesta quarta-feira (10), ao contrário da expectativa inicial dos partidos pró-reforma. Depois disso, os deputados ainda terão de analisar os chamados destaques, possíveis alterações ao conteúdo da reforma.

Estados e municípios
Em uma breve conversa com jornalistas, Rodrigo Maia foi questionado sobre a reinserção na reforma dos servidores de estados e municípios.

O presidente da Câmara disse entender que é “muito difícil” que a Câmara aprove essa reinserção.

“Todo mundo sabe que eu sou a favor [da inclusão de estados e municípios]. Mas, de repente, pode ter uma construção da inclusão, como eu já ouvi do presidente do Senado, [Davi Alcolumbre], no Senado”, disse Maia.

“Com isso, o Senado poderia se debruçar – se Deus quiser, a gente aprovando a PEC aqui – trabalhar a nossa PEC mais os estados e devolver como PEC paralela os estados para a gente fazer o debate em outro ambiente, um ambiente menos tensionado”, acrescentou o parlamentar fluminense.

Mulheres
Maia disse que,as demandas da bancada feminina vão ser atendidas por meio de ajustes no texto do relator Samuel Moreira (PSDB-SP). Segundo o presidente da Casa, as mudanças serão feitas por meio de dois destaques e uma emenda.

“Das mulheres são três textos. São dois destaques supressivos e uma emenda aglutinativa recompondo a questão dos 2% a partir dos 15 anos e não a partir dos 20. Está tudo certo. Conquistamos até votos que não tínhamos entre as mulheres”, declarou o presidente.

A bancada feminina, que conta com 77 votos, discordava de pontos do texto do relator. Esses trechos se referem à fórmula de cálculo do benefício em relação ao tempo de contribuição, às regras de pensão por morte e ao trecho que trata sobre a maternidade

Fórmula de cálculo do benefício: a bancada feminina considerou que a fórmula de cálculo do benefício das trabalhadores não foi ajustada ao tempo de contribuição acertado para mulheres, de 15 anos. Deve ser feito o ajuste nesse ponto, para que mulheres possam ter direito a 60% do valor do benefício aos 15 anos de contribuição e não 20 anos. A cada ano a mais na ativa, será possível receber mais 2%.
Pensão por morte: a bancada feminina quer mudanças nas regras de pensão por morte, para assegurar que o valor dela será de um salário mínimo quando o benefício for a única fonte de renda.
Maternidade: a bancada feminina não aceita a mudança no artigo 201, inciso II, da Constituição. O texto atual da Carta Magna prevê que haverá “proteção à maternidade, especialmente à gestante”. O parecer do relator cita somente o “salário-maternidade”.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!