quarta-feira, maio 29, 2019

Justiça da França ordena que bispo preste informações sobre padre pedófilo à vítima

A Justiça francesa ordenou nesta terça (28) que um bispo entregue informações do caso de um padre condenado por pedofilia a uma vítima.

Vista aérea da Cidade do Vaticano; em processo contra a Igreja Católica, vítima de padre pediu acesso a dossiê sobre abusador — Foto: Bohemidan/Creative Commons
Vista aérea da Cidade do Vaticano; em processo contra a Igreja Católica, vítima de padre pediu acesso a dossiê sobre abusador — Foto: Bohemidan/Creative Commons

O tribunal de Bourg-en-Bresse, no leste da França, deu 15 dias para o bispo Pascal Roland, da diocese de Belley-Ars, passar a Jean-Yves Schmitt, um aposentado de 67 anos, um dossiê completo sobre Felix Hutin, que está em poder do bispado.

Hutin é ex-padre de 86 anos que foi condenado civilmente em julho de 2015 por abuso sexual contra Schmitt durante sua infância em uma escola de Bourg-en-Bresse, onde Hutin oficiava como capelão nos anos 1960.

Para os efeitos penais da lei, os fatos prescreveram.

A vítima entrou com um processo judicial na França contra o Vaticano, acusando-o de ter transferido o padre para a Suíça na década de 1970, quando o caso causou um escândalo na região.

Para mover esse ação, ele solicitou o dossiê à diocese de maneira "amigável". Diante da recusa do bispo, apresentou o pedido ao tribunal.

"Esta é uma novidade que facilitará a luta das vítimas contra os padres pedófilos, dando-lhes acesso a evidências muitas vezes ocultadas", comemorou o advogado da vítima.

"Acabamos de dar um grande passo. É um sinal de que as mentalidades estão mudando e que, a partir de agora, teremos uma política judicial de total transparência", afirmou.

Jean-Yves Schmitt, depois de ser abusado por um padre, também foi condenado por cometer atos de pedofilia.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!