quarta-feira, maio 29, 2019

Governo do RN investirá R$ 849 mil na compra de livros para escolas estaduais

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que investirá R$ 849.999,56 na compra de livros para 595 escolas estaduais. Na manhã desta quarta-feira (29), o vice-governador Antenor Roberto e o secretário de Educação, Getúlio Marques, lançaram o programa RN Literário, que tem objetivo de fomentar a cultura literária na rede estadual de ensino. Antenor assumiu as atribuições da governadora Fátima Bezerra, que está em Brasília para reuniões com ministros.

FOTO: ASSECOM/SEEC

O programa tem o intuito de assegurar e fortalecer a democratização da acessibilidade ao livro e à leitura literária a toda sociedade potiguar. Para isso, o Governo do RN investirá o valor na compra de títulos, a serem escolhidos pelas próprias escolas, durante a 15ª Feira do Livro de Mossoró e a 9ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (Fliq).

O vice-governador destacou a importância da presença do livro no desenvolvimento do aluno. “A leitura é uma semente que esperamos que seja germinada. As atividades em que os estudantes interagem com personagens, leituras, histórias são importantes para o desenvolvimento da personalidade dos alunos. As escolas poderão escolher seus livros, de acordo com as ações que elas desenvolvem”, frisou.

“É pelo livro que vamos fazer a mudança na educação. Vamos utilizar o livro como instrumento de liberdade e a leitura como um ato político”, enfatizou Getúlio Marques, durante sua fala na cerimônia de lançamento do programa. “Mesmo diante de um quadro difícil, o Governo do RN optou por realizar essa importante ação, fortalecendo a leitura em nossas escolas”, finalizou o secretário.

Durante o lançamento do programa, as escolas estaduais Berilo Wanderley, Manoel Vilaça, Anísio Teixeira, Edgar Barbosa, Clara Camarão e o Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa receberam, simbolicamente, o RN Literário, que será utilizado na compra de livros.

Parte dos recursos investidos na compra de títulos deve ser destinada para produções de autores potiguares, incentivando o mercado editorial local. “Os nossos escritores se sentem estimulados porque sabem que esses livros vão chegar na mão do leitor. Para muitas crianças e jovens, o único contato do livro é na escola”, destacou o jornalista Rilder Medeiros, organizador da feira do livro de Mossoró.

Proler

O lançamento faz parte da programação do IV Módulo do Programa Nacional de Incentivo à Leitura no RN (Proler). O curso de formação continuada reuniu professores, regentes de biblioteca, mediadores de leitura, gestores escolas, dentre outros profissionais da educação das Diretorias Regionais de Educação (Direcs) e é organizado pelo Núcleo do Livro, Leitura e Biblioteca da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar da SEEC.

A programação contou também com o acolhimento poético “Encantos Escritos”, que será a apresentação de poesias, contos, memórias e crônicas escritas pelos alunos da escola estadual Almirante Newton Braga de Faria. Após, ocorreu o Lançamento do Livro da Kinha Costa “A Família Arco-Íris”. Para finalizar, aconteceu a palestra como tema “Educação e Leitura: desafios e criatividade”, mediada pela coordenadora do ensino fundamental da 1ª Direc, Jucileide Maria de Santana.

Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!