sexta-feira, março 23, 2018

Justiça recebe ação que pede retirada de vídeos de 'fake news' contra Marielle

Ação na Justiça contra 'fake news' que atacam Marielle cita frase do ministro da propaganda de Hitler: 'Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade' (Foto: Reprodução)

A irmã e a viúva de Marielle Franco pedem, em ação na Justiça do Rio, que sejam retirados do YouTube os vídeos com notícias falsas sobre a vereadora. O valor da causa foi estipulado em R$ 1 milhão, mas é o juiz quem determina a multa caso concorde com o pedido. O processo foi distribuído, na quarta-feira (20), à 47ª Vara Cível.

A ação é movida pelas advogadas Evelyn Melo Silva, Juliana Durães de Oliveira Lintz e Samara Mariana de Castro. Elas dizem ter recebido mais de 16 mil e-mails com denúncias de informações falsas veiculadas sobre a vereadora.

Logo no início do documento, as advogadas utilizam a frase do ministro da propaganda de Adolph Hitler, Joseph Goebbels: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade".

As autoras citam ainda a necessidade de acabar com fake news, discursos de ódio e calúnia. As informações mentirosas, segundo elas, chegaram a quase 20 milhões de pessoas.

"É necessário dar um basta nisso. A internet não pode ser uma 'terra sem lei', onde as pessoas 'acham' que podem fazer o que bem entender e nãoserão punidas", escrevem.

A ação é movida contra o Google, a quem pertence o YouTube. "Entende-se que o YouTube já deveria ter feito esse filtro e retirado todos os vídeos caluniosos e de incitação ao ódio de Marielle Franco".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!