quarta-feira, março 21, 2018

Diplomatas russos deixam embaixada de Londres após anúncio de expulsão

Diplomatas russos e suas famílias deixaram nesta terça-feira (20) a embaixada da Rússia em Londres, cumprindo a determinação do governo britânico para voltarem ao seu país. A expulsão dos representantes diplomáticos foi uma das sanções adotadas pelo Reino Unido após o envenenamento de um ex-espião russo no sul da Inglaterra.

Imagens mostram diplomatas deixando a delegação com malas, crianças e também alguns animais de estimação enquanto entravam nos carros que os levariam ao aeroporto.

O governo britânico acredita que a Rússia seja responsável pelo ataque contra Sergei Skripal, que é ex-coronel do serviço de inteligência e tinha refúgio no Reino Unido. May chegou a dar um ultimato para o Kremlin esclarecer o caso, mas Moscou se recusou.

Na quarta-feira (14), a premiê britânica, Theresa May, deu uma semana para que 23 diplomatas russos, identificados como "oficiais de inteligência não declarados", deixassem o país. Essa é a maior expulsão de representantes estrangeiros do Reino Unido desde a Guerra Fria, de acordo com a Associated Press.

Para o governo russo, a expulsão foi uma ação “hostil e injustificada” e anunciou, em retaliação, a expulsão de 23 diplomatas britânicos, o fechamento de um consulado britânico e encerramento das atividades do British Council no país.

O envenenamento
O ex-espião havia levado sua filha, que acabara de chegar de Moscou para visitá-lo, para comer antes que os dois fossem encontrados em estado crítico em um banco de um parque.

Este episódio reavivou a lembrança do que aconteceu com Alexander Litvinenko, um dissidente russo que morreu envenenado com polônio radioativo em um ataque no Reino Unido em 2006. Este crime também foi imputado a Moscou por Londres.

A Rússia insiste que não tinha motivos para matar Skripal. A substância utilizada no ataque seria o Novichok, um poderoso agente neurotóxico criado pela União Soviética, e seria o primeiro ataque do tipo na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!