quarta-feira, fevereiro 21, 2018

Carros e ônibus são incendiados em Florianópolis; PM atribui atos a retaliação de criminosos

Pelo menos cinco carros e um ônibus foram incendiados na tarde desta terça-feira (20) em um intervalo de duas horas e meia em Florianópolis, nos bairros Saco Grande, onde também houve barricada, Monte Verde, Trindade e Vargem do Bom Jesus. Houve ainda outra barricada nos Ingleses. Não há feridos. A Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Segurança Pública afirmam que os atos são uma retaliação a operações policiais.

Carro é incendiado em Florianópolis na tarde desta terça-feira (20) (Foto: Carolina de Assis/NSC TV)
Carro é incendiado em Florianópolis na tarde desta terça-feira (20) (Foto: Carolina de Assis/NSC TV)

As ocorrências começaram por volta das 15h. A PM acionou um plano de contingência com viaturas nas ruas e apoio do helicóptero Águia, informou à NSC TV o coronel Araújo Gomes, que vai assumir o comando da PM no estado na quinta-feira (22)

O oficial disse que os ataques são uma represália a duas operações que ocorreram no Morro do Mosquito, no bairro Vargem do Bom Jesus. Uma delas apreendeu armas e, a outra, tentou impedir que a comunidade fosse invadida por um segundo grupo criminoso. O objetivo dos ataques seria desviar o foco da polícia para outras regiões da cidade, afirmou Gomes.

Os crimes ocorreram no mesmo dia em que foi empossado o novo secretário de Estado da Segurança Pública, o professor Alceu de Oliveira Pinto. A pasta afirma que os ataques foram uma retaliação ao trabalho das forças de segurança.


Em vídeo oficial divulgado nesta terça, o prefeito Gean Loureiro (PMDB) também disse que os incidentes são um revide de bandidos. “Isso é uma retaliação de operações que tiveram sucesso da Polícia Militar no combate a criminosos, apreensão de armas, desde o dia de ontem”, declarou.

Alteração no transporte coletivo
Por questões de segurança, foram suspensas temporariamente 11 linhas que passam pela via marginal que vão para a Vila União, e os coletivos vão trafegar somente pela SC-403. Os usuários terão que descer ou subir no ônibus na rodovia.

As linhas são: 260, 1126, 267, 274, 281, 269, 284, 840, 264, 261 e 277.

Incêndios
Os veículos incendiados foram:

dois carros no bairro Saco Grande
dois carros no bairro Monte Verde
um carro no bairro Trindade
um ônibus do transporte coletivo no bairro Vargem do Bom Jesus

Palio também foi danificado  (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Palio também foi danificado (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Saco Grande
Dois carros foram incendiados no bairro por volta das 15h30. Os veículos são um Peugeot 207 e um Palio, que tiveram a lataria queimada e os vidros quebrados em uma rua paralela à SC-401.

Carro é incendiado em Florianópolis, no bairro Saco Grande, na tarde desta terça-feira (20). (Foto: Júlio Ettore/NSC TV)
Carro é incendiado em Florianópolis, no bairro Saco Grande, na tarde desta terça-feira (20). (Foto: Júlio Ettore/NSC TV)

Os automóveis estavam estacionados com 200 metros de distância entre si. O interior deles não chegou a ser atingido pelo fogo e os donos não foram localizados, segundo os bombeiros.

Peugeot teve vidros quebrados e lataria incendiada (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Peugeot teve vidros quebrados e lataria incendiada (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Monte Verde
Perto do bairro Saco Grande, no Monte Verde, outros dois carros foram incendiados. Os bombeiros ainda não deram detalhes dessa ocorrência.

Trindade
No bairro, um automóvel foi incendiado na rua Lauro Linhares, por volta das 16h15. O veículo é um Ford Ka.

Barricada bloqueou rua no bairro dos Ingleses em Florianópolis (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Barricada bloqueou rua no bairro dos Ingleses em Florianópolis (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Vargem do Bom Jesus
Já por volta das 17h30, um ônibus do transporte coletivo foi incendiado na estrada Anarolina Silveira Dos Santos. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o Consórcio Fênix, cinco homens pararam o veículo e ordenaram que todos saíssem. Em seguida, colocaram fogo no ônibus. Não foi informado quantas pessoas estavam no coletivo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!