terça-feira, dezembro 05, 2017

Nota - Resposta ao Sindperitos

ImagemO ITEP esclarece que a decisão em remover os corpos do local de crime sem a presença do perito criminal em cidades atendidas pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Pau dos Ferros foi uma atitude tomada pela direção-geral do órgão com o intuito de evitar que corpos fiquem por várias horas esperando a chegada da equipe de perícia.

Para evitar a dor da família em ver seu ente querido morto no local de crime por várias horas até a chegada da equipe de perícia, como por vezes acontecia em cidades da região Oeste, o diretor-geral deste órgão resolveu iniciar a implantação do IML com a remoção de corpos em Pau dos Ferros, recolhendo rapidamente os cadáveres e contribuindo para uma maior agilidade na liberação dos corpos para às famílias.

A direção-geral vem esclarecer também que, o fato do corpo ser recolhido pela equipe do IML não impede que o trabalho seja desenvolvido pela perícia no local de crime. O corpo é um vestígio dos mais importantes de um local de morte violenta, contudo, o exame no cadáver é de atribuição do médico-legista. Ao perito criminal cabe o exame externo do corpo e em outros elementos que podem ser encontrados em uma cena de crime, logo, o fato do corpo ter sido removido do local que será periciado não irá trazer um prejuízo acentuado na realização do exame pericial.

Diante do atual quadro deficitário de profissionais do órgão, que já está sendo sanado pelo Governo do Estado com a abertura do edital do concurso público, o ITEP reitera que a decisão de recolher o corpo mantendo o local do crime isolado para que a perícia criminal possa atuar não é a ideal, mas é a que traz mais conforto às famílias e menos prejuízo à investigação criminal.

Fonte: O Câmera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!