domingo, novembro 19, 2017

Polícia investiga ofensas racistas contra vereadora em Jacareí

Lucimar Ponciano registrou boletim de ocorrência por injúrias raciais (Foto: Câmara de Jacareí/ Divulgação)
A Polícia Civil investiga um caso de ofensas racistas contra a presidente da Câmara de Jacareí, Lucimar Ponciano (PSDB), durante a discussão de um projeto para criar o feriado de Consciência Negra na cidade.
A vereadora ouviu gritos de "volta para o tronco" e "parente do Michael Jackson" durante seu voto e justificativa contrários à criação do feriado na sessão extraordinária na última quinta-feira (veja vídeo acima). Nas imagens, o G1 borrou os autores dos gritos contra a vereadora porque eles não tiveram as identidades reveladas pela polícia.
"Foi terrível. Eu fui alvo de um gesto de racismo. Falaram que não sou negra, que não honro a cor negra, que sou irmã do Michael Jackson e um deles mandou eu voltar para o tronco. É muito sério isso", disse a vereadora Lucimar Ponciano.
Na sexta-feira (17), a vereadora solicitou a gravação da sessão à TV Câmara e registrou boletim de ocorrência por injúria racial. Ela afirmou que o plenário estava cheio e que os insultos partiram de dois homens que estavam em um grupo de sindicalistas.
A vereadora forneceu as imagens para a Polícia Civil, que vai investigar o caso. "O inquérito já foi aberto e a partir de segunda-feira vamos ouvir as testemunhas, analisar as imagens e fazer a qualificação dos homens apontados como autores", informou o delegado Talis Prado Pinto.
Ainda de acordo com o delegado, o caso foi registrado como injúria racial, crime que prevê de um a três anos de prisão, além de multa.
"Na fala de alguns vereadores, e principalmente eu, fui muito ofendida com atos de racismo. Gostam de ganhar no grito e na pressão, mas faltaram com respeito", disse a vereadora.
Projeto rejeitado
O projeto proposto para criação do feriado da Consciência Negra em Jacareí foi rejeitado pelos vereadores. Foram sete votos contrários ao projeto.
Segundo o autor da proposta, Paulinho dos Condutores (PR), a ideia era homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1965.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!