quinta-feira, setembro 21, 2017

Nos EUA, Temer diz que não se preocupa 'minimamente' com denúncias

Temer dá entrevista à Agência Reuters em Nova York (Foto: REUTERS/Darren Ornitz)O presidente Michel Temer afirmou nesta quarta-feira (20), durante evento em Nova York, que não se preocupa "minimamente" com as denúncias apresentadas contra ele pela Procuradoria Geral da República (PGR).
Nesta quarta, o presidente participou de um evento promovido pela Agência Reuters e, questionado sobre o assunto, defendeu que as notícias de corrupção sejam rapidamente apuradas.
No último dia 14, o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou denúncia contra Temer pelos crimes de obstrução à Justiça e organização criminosa. Nesta quarta, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou contra a suspensão do envio à Câmara da nova denúncia contra o presidente.
A Constituição determina que a denúncia deve ser encaminhada à Câmara, à qual cabe autorizar, por no mínimo dois terços (342) dos 513 deputados, a análise da acusação pelo STF.
Foi a segunda acusação formal apresentada por Janot contra o presidente. Em junho, ele já havia sido acusado do crime de corrupção passiva em uma primeira denúncia. Nesse caso, porém, a Câmara barrou o prosseguimento da denúncia, que só será desarquivada após o fim do mandato de Temer.
"Eu volto a dizer: estas coisas tem que ser apuradas, e eu não me preocupo minimamente com isso", afirmou Temer durante o evento.
"Eu acho que [os ilícitos] devem ser apurados porque, apurados até o seu final, verificar-se-á quem são evidentemente os praticantes de ilícitos e quem não são os praticantes ilícitos. [...] Eu acho que a Justiça tem que continuar funcionando como funciona no Brasil", afirmou.

O presidente também foi questionado sobre o que o mediador do evento chamou de "cultura sistemática de corrupção".
"Eu não me preocupo minimamente com isso [denúncias]".
Ao responder ao questionamento, Temer afirmou que as instituições brasileiras estão funcionando e que o país vem combatendo a corrupção. O presidente aproveitou pra dizer também que as denúncias contra ele são "inverdades absolutas" e que ele confia no Judiciário brasileiro.
"As instituições estão funcionando regularmente. O Judiciário funciona regularmente, o Legislativo igualmente, o Executivo, o Ministério Público, que é quem cuida um pouco dessas ações. Tanto que, na verdade, quando há essas afirmações, elas são apuradas", disse.
Por fim, Temer afirmou que, devido ao funcionamento das instituições, os investidores que vierem ao Brasil não terão preocupação com o "fenômeno corruptor".
"O fato é que a corrupção está sendo combatida e isto dá mais segurança aos nossos investidores. Os investidores que forem para lá não vão ter preocupações com o fenômeno corruptor. Que convenhamos, isto envolveu muitas empresas brasileiras, empresas até de grande porte, empresas que se adaptaram a um determinado sistema e tiveram fortes prejuízos em função disso. Ora bem, o investidor estrangeiro que vai para lá, sabedor de que nós vivemos numa democracia plena, de que as instituições estão funcionando vai com muito mais tranquilidade”, afirmou o presidente.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!