segunda-feira, maio 15, 2017

Após risco de ciberataques, sites de instituições do RN voltam a funcionar

Computador 'sequestrado' em ciberataque (Foto: Reprodução/Twitter)

Os sites das instituições públicas e privadas do Rio Grande do Norte voltaram a funcionar. O Tribunal de Justiça do RN estendeu os prazos processuais até esta segunda (15). Os serviços foram retirados do ar como medida de precaução com os ciberataques em larga escala que aconteceram em pelo menos 150 países.
Os órgãos comunicaram que as decisões foram tomadas por precaução e disseram que não há informações de ataques no estado. Segundo a assessoria de imprensa do TJ, na madrugada de domingo (14) a equipe de informática do Tribunal concluiu um trabalho de blindagem no site.
A página do Tribunal de Justiça do RN na internet havia sido retirada do ar na tarde da sexta-feira (12). Já o Ministério Público, suspendeu os serviços de internet e e-mail da instituição. O INSS orientou que todos os computadores do órgão fossem desligados.
O governo do estado informou que também tirou o site do ar e bloqueou o acesso aos e-mails corporativos. Já à noite, a Secretaria Estadual de Tributação (SET) comunicou que, “por gerenciamento de riscos”, decidiu suspender preventivamente o acesso aos seus sistemas até que a situação esteja controlada e haja um ambiente virtual seguro para a retomada das operações. Durante a suspensão, o usuário não poderá acessar serviços como emissão de certidões e consultas. Em nota, a SET disse que “trabalha pelo reestabelecimento da normalidade ainda neste final de semana, para que não haja prejuízo a prazos correntes”.
Censo previdenciário
Em virtude dos ataques cibernéticos, a Prefeitura de Natal e o Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município (NATALPREV) estenderam até as 20h do sábado (13) o prazo para a realização do agendamento do Censo Previdenciário 2017, que se encerraria nesta sexta.
"A empresa Agenda Assessoria, responsável pela execução do Censo Previdenciário, teve que desligar seus servidores por algum tempo no final do dia de ontem como medida de segurança e proteção, inclusive para preservação do próprio projeto do Censo Previdenciário do Município. Hoje, a partir das 9h, o sistema de agendamento voltou a funcionar normalmente", informou a prefeitura.
Fora do ar
No Tribunal de Justiça, a determinação também foi desligar os computadores e o sistema interno de consulta processual por precaução. O desligamento se deu por volta das 16h, de acordo com o órgão. Apesar de o expediente ter continuado, os prazos processuais foram suspensos para efeito de contagem dos processos. Os prazos que se encerravam nesta sexta-feira foram prorrogados para esta segunda-feira (15), segundo a assessoria do TJRN.
Já o Ministério Público informou que "foi necessária a desativação do serviço de internet e de e-mail do MPRN através da Diretoria de Tecnologia da Informação, por medida de segurança".
No INSS, a orientação da diretoria de atendimento em Brasília foi desligar todos os computadores na regional do Rio Grande do Norte.
O Tribunal Regional do Trabalho, 21ª Região, também tirou seu site do ar.
A mesma medida de precaução foi adotada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, a Caern.
A Companhia Energética do RN (Cosern), informou a que o serviço de teleatendimento, através do número 116, está temporariamente indisponível. “O ciberataque que derrubou sistemas de telecomunicação de empresas em dezenas de países, na manhã desta sexta-feira (12), chegou também ao Brasil”, alertou.
Ciberataque
Ao menos mais 150 países tiveram empresas e usuários de internet alvos de uma série de ciberataques em "larga escala" que afetaram seus sistemas de informação, computadores e telefonia, segundo a empresa de segurança russa Kaspersky Lab. Os ataques afetaram hospitais públicos na Inglaterra e levaram a cancelamentos de atendimentos e redirecionamento de ambulâncias.
Os ataques usam vírus de resgate (ou "ransomware"), que inutilizam o sistema ou seus dados, até que seja paga uma quantia em dinheiro. A Kaspersky diz que detectou 200 mil ataques em 150 países em relatório divulgado na tarde desta sexta-feira.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!