quarta-feira, março 15, 2017

UFRN retoma escavações em sítio arqueológico de Florânia, no RN

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) retoma, nesta quinta-feira (16), as escavações na fazenda de Florânia, município da região Central do Rio Grande do Norte, onde um fóssil
pré-histórico de mastodonte foi encontrado em agosto de 2016. A descoberta é considerada um dos mais importantes achados arqueológicos do estado.
Uma equipe do Museu Câmara Cascudo já havia recuperado, no ano passado, pedaços da presa de marfim e da mandíbula do animal. Os paleontólogos juntaram, então, as duas partes da arcada dentária do mastodonte. Segundo Astrogildo Cruz, arqueólogo responsável pela descoberta, os vestígios estão em ótimo estado de conservação.


Fóssil de mastodonte de Florânia, RN (Foto: Divulgação/Museu Câmara Cascudo)Irmãos descobriram fóssil em uma fazenda, no leito de um rio (Foto: Divulgação/Museu Câmara Cascudo)

O mastodonte é um parente distante do elefante atual que viveu há cerca de 10 mil anos nas Américas do Norte e do Sul. De acordo com a equipe que participou da coleta do material, fósseis da espécie já foram encontrados em quase todos os estados brasileiros, exceto no Tocantins, e são registrados pela primeira vez em Florânia.


Recriação de mastodonte, espécie que pertence à família dos mamutes (Foto: Dantheman9758/Creative Commons)Recriação de mastodonte, espécie que pertence à família dos mamutes (Foto: Dantheman9758/Creative Commons)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!