segunda-feira, janeiro 09, 2017

Ex-secretário de Sorocaba é detido em aeroporto internacional por furto

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O ex-diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba (SP) e ex-secretário de Comunicação Rodrigo Maldonado, 39 anos, foi detido no sábado (8)
por suspeita de furto no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), de onde iria embarcar para Orlando, nos Estados Unidos, com a esposa e os dois filhos.
Segundo o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil na delegacia do aeroporto, uma equipe abordou o economista na sala de embarque com um envelope que continha US$ 1 mil. O valor havia sido perdido no aeroporto por uma família que procurou a polícia. Além do dinheiro, a família também procurava um Green Card, visto permanente concedido a estrangeiros para residirem nos Estados Unidos.
A defesa de Maldonado confirmou que ele encontrou o envelope, mas não sabia a quem devolver. Ainda de acordo com a defesa, a tipificação do crime como furto foi errônea e deveria ser como apropriação de coisa perdida. (Veja a nota abaixo)
Maldonado prestou depoimento na delegacia e pagou fiança de R$ 1,5 mil, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). O G1 conversou com o economista neste domingo (8). Ele reiterou as informações divulgadas em nota enviada à imprensa e disse que espera embarcar para os Estados Unidos neste domingo ou na segunda-feira (9).
O economista assumiu a diretoria do Saae em agosto de 2015, posto que deixou em dezembro com o fim do mandato do prefeito Antonio Carlos Pannunzio. Antes, porém, chefiou as secretarias de Comunicação, Gestão de Pessoas e foi chefe de Gabinete.

Veja o comunicado abaixo:

"Lamentando profundamente o ocorrido no aeroporto de Viracopos, neste sábado (07/11), e a fim de tranquilizar familiares e amigos, sinto-me na obrigação de fazer um esclarecimento público sobre o assunto. Infelizmente houve uma interpretação errônea sobre o acontecido, como esclareço abaixo.

Chegamos ao aeroporto - eu, minha esposa e meus dois filhos -, para fazer o check-in, quando, no saguão, encontrei um cartão que posteriormente fiquei sabendo que seria um green card, que entreguei no balcão da companhia aérea. Mais adiante, aproximadamente 2 a 3 metros de distância, achei um envelope pequeno sem qualquer identificação, que depois constatei conterem US$ 1 mil em espécie. 

Atônito e com dúvidas acerca sobre a quem deveria entregar o envelope, olhei em volta para tentar identificar quem o tivesse perdido. Forçoso reconhecer que cometi dois erros,  primeiramente por estar com algo sem identificação, o que passou a ser de minha responsabilidade, e não ter procurado  de imediato a autoridade policial.

Ficamos na sala de embarque, quando fomos abordados por policiais que me questionaram se encontrei algo no saguão do aeroporto e de pronto respondi que sim e imediatamente entreguei o envelope aos policiais. Nesse momento fomos conduzidos à delegacia, onde, em nosso entendimento, erroneamente o fato foi  tipificado por furto, quando, na verdade, seria no máximo apropriação da coisa perdida.

Prestei depoimento e fui liberado para tentar retomar nossa viagem o mais breve possível, uma vez que não havia qualquer impedimento para que o fizéssemos, mas não houve essa possibilidade, em função de ser período de férias e, assim, não haver vagas nos próximos voos. Estamos aguardando a remarcação da viagem.
Lamento os transtornos e a decepção de minha família, que está sendo extremamente prejudicada neste assunto. Informo e  afirmo que  vou me defender em todos os canais necessários, com a certeza de continuar com minha ficha limpa, como sempre fui! Embora sejam fatos que não gostaria de estar vivendo, devo dizer que estão servindo como um aprendizado. Por fim, externo os meus agradecimentos pelo apoio que tenho recebido de meus familiares, amigos e cidadãos sorocabanos."

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!