sexta-feira, dezembro 16, 2016

Vereadores de Itaú aprovam por unanimidade orçamento municipal para 2017.

Foi colocado para apreciação e votação na noite desta quinta-feira, 15 de dezembro de 2016, o Projeto de Lei 007/2016 dispondo sobre a Lei Orçamentária 2017 (LOA) do
município de Itaú-RN.

Na ocasião o vereador Gildo Pinheiro, pediu ao assessor jurídico da casa, Jansen Leite, para fazer as explicações sobre o Projeto a ser apreciado.

Em breves palavras, o assessor utilizou o espaço para explicar as modificações/alterações do Projeto, que se fez necessário ao ser apresentado em audiência pública ocorrida na terça-feira, 13 de dezembro de 2016, na sede do poder Legislativo Municipal as 16 horas (relembre aqui); apresentando cinco (05) modificações/emendas orçamentária. Uma emenda orçamentária supressiva, referente a despesa 136 da Secretaria de Agricultura, verba destinada para um trator de esteira e retroescavadeira.

Em seguida quatro (04) emendas modificativas, a primeira foi a 001/2016, modificando a despesa referente a aquisição para matadouro, mudando a redação/denominação da matéria para aquisição de veículo com câmara frigorífica, para atender as exigências da vigilância sanitária.

A segunda refere-se a alteração da despesa 246 da Secretaria de Administração e finanças, de 200 mil reais que foram relocados para pagamentos de precatórios.

A terceira dispõe da despesa 100, da Secretaria de Obras e Infraestrutura referente a calçamentos, retirando 20 mil reais para se incluir na recuperação do sangradouro do açude currais.

A quarta e última emenda foi a alocação de 100 mil reais suprimidos, alocados para aquisição de uma sonda perfuratriz, com o intuito de perfurar poços no município.

O assessor encerrou dizendo que não havia motivos para rejeição da matéria, que logo após as explicações de Jansen, o projeto foi colocado em votação e aprovado por unanimidade dos vereadores.

A LOA

A Lei de Orçamento Anual estima as receitas e fixa as despesas, a lei estabelece o detalhamento e a aplicação dos recursos do município em obras e ações para o exercício seguinte. Ela é elaborada com base nas diretrizes anteriormente apontadas pelo Plano Plurianual (PPA) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ambos definidos pelo executivo, a partir de discussões com a comunidade. A LOA é de extrema relevância para a cidade porque por meio do detalhamento é possível verificar as áreas e frentes que terão mais e menos recursos para serem aplicados, ou seja é nesse momento que a sociedade que é representada pelos vereadores poderão definir a real necessidade da cada aplicação.

Compareceram a sessão os vereadores: Antônio Dias, Gildo Pinheiro, Ítalo Medeiros, Fafa Maia, Alex Brasil e Paulo Moreira, faltando os vereadores Márcio Lima, Reikson Brasil e Jailson Brito.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!