sábado, dezembro 31, 2016

Crise política chocou e dividiu os brasileiros em 2016

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Depois de 2016, Brasília jamais será a mesma. No centro do poder, a reviravolta da nossa história. A crise política chocou e dividiu os
brasileiros. Lava Jato a todo vapor: enxurrada de grampos, denúncias, prisões. No meio do caminho - a queda: a presidente da República julgada e afastada.
Serões e plantões na capital da República. O Brasil inteiro de olho no passo a passo do julgamento.
Pra surpresa geral, o xeque mate da defesa de Dilma e de Lula. Dilma Rousseff entrega a Luiz Inácio Lula da Silva o cargo de ministro chefe da Casa Civil.
Os grampos trazem indícios fortes de que o objetivo da ida de Lula para o ministério foi mesmo protegê-lo contra a ação da Justiça Federal, em Curitiba.
O real motivo teria sido o susto de Lula, em casa? Eram 6h da manhã quando a Polícia Federal bateu à porta do apartamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, onde ele mora.
Em 2016 o ex-presidente já se tornou réu em cinco processos. E a Polícia Federal indiciou o ex-presidente Lula, a mulher dele, Marisa Letícia, e ex-dirigentes da empreiteira OAS - na investigação sobre o triplex em Guarujá.
E o sítio em Atibaia? É de quem? No laudo com 88 fotos, os peritos descreveram que foram identificadas inúmeras melhorias, voltadas ao uso do ex-presidente. Citam como exemplo, uma adega construída para acomodar centenas de garrafas de bebidas. Do lado de fora, um barco com os nomes de Lula e dona Marisa.

Lá se foi a chance do ex-presidente virar ministro, anulada a posse na Casa Civil.
O eco das ruas começou no dia 13 de março. A maior manifestação da história pavimentou o caminho do impeachment. E qual seria o próximo passo para a defesa da presidente?
Primeiro, o voto aberto no plenário dos deputados. O Senado aprovou a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Com isso ela fica afastada do cargo por até 180 dias.
Aberto o julgamento no Senado. Sessenta e um senadores julgaram que ela cometeu crime de responsabilidade. Os aliados de Dilma conseguiram. O Senado votou de novo e manteve os direitos políticos da ex-presidente.
Michel Temer tomou posse como presidente do Brasil. Manifestantes protestaram em algumas capitais com faixas de apoio a Dilma e contra a posse de Michel Temer.
Direto de Curitiba pra todo o Brasil, a força tarefa da Lava Jato. Quantos presos este ano! Antigos ministros e novas revelações. Campanhas milionárias no caixa dois. O publicitário João Santana e a mulher dele Monica Moura foram levados para Curitiba. Fiança paga, João e Monica acabaram soltos.
O deputado cassado e ex-presidente da câmara Eduardo Cunha foi preso pela operação Lava Jato.
Em troca da liberdade vigiada, confissões e acusações. O ex-presidente da Transpetro citou nomes de mais de 20 políticos.
E vem aí o acerto da Odebrecht. Depoimento bomba do ex-diretor: a Odebrecht deu dinheiro vivo para campanhas dos tucanos José Serra e Geraldo Alckmin.
Segundo Cláudio Melo Filho, pelo menos uma vez Michel Temer pediu doações pessoalmente. Foi durante um jantar no Palácio do Jaburu. Além dele, estavam Marcelo Odebrecht, o então vice-presidente Michel Temer e Eliseu Padilha, atual ministro da Casa Civil, na época deputado federal. Romero Jucá, Renan Calheiros e Eunício Oliveira:  recebimento e distribuição do dinheiro para o grupo do PMDB no Senado Federal.
Na Lava Jato já está fechado o principal inquérito. O número de investigados nesse inquérito principal passa de 39 para 66. A maioria, políticos.
O Petrolão e o reflexo na urna: abstenção recorde na eleição municipal. Mas ficou o recado dos eleitores.
No Rio, que escândalo. O ex-governador Garotinho levado pela polícia por crime eleitoral.
Já o ex-governador Sérgio Cabral ainda está na prisão e a ex-primeira-dama também. Ele é suspeito de receber dinheiro desviado da Petrobras e de ser líder de uma organização criminosa.
A Polícia Federal na caçada interminável da Lava Jato.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!