sábado, dezembro 31, 2016

Companhia elétrica dos EUA acusa russos de ataque cibernético

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Hackers russos, supostamente vinculados ao Kremlin, acessaram os sistemas da companhia elétrica pública Burlington Electric, dos
Estados Unidos, admitiu a empresa nesta sexta-feira (30).
A Burlington Electric afirmou em comunicado que o ataque não comprometeu sua rede, ao contrário do informado pelo jornal "The Washington Post" -- que citou funcionários ligados à Casa Branca sob condição de anonimato.
"Os serviços públicos dos EUA foram alertados pelo Departamento de Segurança Nacional [DHS, na sigla em inglês] de um código de software malicioso usado em Grizzly Steppe, e os nomes que apareceram para o DHS foram de hackers russos", informou a companhia, que tem sede em Burlington, a maior cidade do estado de Vermont.
"Detectamos o software malicioso em um único laptop da Burlington Electric, que não estava conectado à rede da companhia", diz o comunicado. Segundo a empresa, o computador foi "isolado" e autoridades federais foram alertadas. "Nossa equipe está trabalhando com as autoridades federais para rastrear este software malicioso e prevenir outras tentativas de se infiltrar em nossos sistemas".
Expulsão de hackers
Estados Unidos e Rússia se envolveram em várias polêmicas nos últimos meses devido ao tema. Washington acusa Moscou de tentar interferir na eleição presidencial americana, em que o republicano Donald Trump venceu a democrata Hillary Clinton, que era apoiada por Barack Obama.
A Casa Branca acusou o Kremlin de estar por trás de um ataque cibernético contra o Partido Democrata e a campanha de Hillary para ajudar Trump.
Na quinta, Obama ordenou a expulsão do país de 35 agentes de inteligência russos em Washington e San Francisco e o fechamento de dois complexos de serviços de inteligência russos em Nova York e Maryland, além de impor sanções econômicas contra agências de inteligência, indivíduos e empresas de segurança informática russos como represália.
O presidente russo, Waldimir Putin, decidiu não responder às sanções impostas pelos EUA.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!