quarta-feira, outubro 26, 2016

Desligamento de TV analógica é adiado para 17 de novembro no DF

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiaram para 17 de novembro o
desligamento do sinal analógico de TV no Distrito Federal e em nove cidades do Entorno. A previsão do governo era de que as localidades tivessem TV 100% digital a partir desta quarta-feira (26).
O desligamento foi adiado porque a última pesquisa feita pela Anatel apontou que menos de 90% das residências estão com TV e conversor para receber o sinal digital. Este é o mínimo exigido para que o sinal analógico seja desligado. Uma nova pesquisa deve ser feita nesta quarta, informou a Anatel.
"A desativação dos canais analógicos de televisão vai ser iniciada na data marcada, dia 26, até o final do dia. E será feita de forma escalonada até o dia 17 de novembro", afirmou o presidente da Anatel, Juarez Quadros.

No DF, a mudança atinge 13 geradoras de conteúdo e 12 emissoras, ou seja, 25 canais que hoje transmitem no analógico só transmitirão no sistema digital a partir de 17 de novembro.
Brasília será a primeira capital do Brasil a desligar o sinal analógico. O processo acontece simultaneamente nas cidades de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Aos poucos, o sinal analógico vai deixar de existir em todo o Brasil, sendo substituído pelo digital. Na cidade do Rio de Janeiro e em outros 18 municípios do estado, por exemplo, a data prevista para o fim do analógico é em 25 de outubro de 2017, daqui a um ano.

Nos canais que forem desligados, as emissoras ainda vão manter uma cartela informativa no ar, por 30 dias, para que o telespectador saiba da mudança.

O conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone disse que 75% dos kits disponibilizados pelo governo a beneficiários do Bolsa Família e de outros programas sociais já tinham sido retirados até esta terça. O conjunto é formado por antena, conversor e controle remoto.
"Faltam ainda 90 mil kits a serem distribuídos. Não quer dizer que as famílias não estejam aptas. Muitas já estavam [adaptadas] e, por isso, não foram retirar. Outra parcela só vai fazer isso posteriormente ao desligamento", declarou.
O governo estima que existam outras famílias que não fizeram a conversão. "Tem pessoas de todas as classes sociais que não fizeram a migração. Não só no Brasil como no mundo inteiro, algumas pessoas só fazem isso quando há o desligamento do sinal", diz Zerbone.

A secretária de Comunicação Eletrônica do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Vanda Bonna, afirmou que mesmo famílias que não estejam no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem recorrer aos kits gratuitos que estão sendo distribuídos.
"O objetivo do governo é ampliar o direito do digital para todos os tipos de família, não só aquelas cadastradas [no Bolsa Família]. Existem famílias de baixíssima renda que nem cadastradas estão. Há uma grande preocupação do governo em abranger toda essa população, todos aqueles que tenham a carência."
Para essas famílias, segundo ela, basta comparecer ao posto e se identificar para receber o kit. "O governo quer abranger todas essas pessoas, todas têm direito a ser digitais", diz Vanda.

Sinal digital
O sinal digital representa maior qualidade de imagem e som, é mais forte e não sofre interferências, ao contrário do analógico. A imagem chega ao televisor sem ruídos, chuviscos e "fantasmas".

O Distrito Federal será a primeira unidade da federação a ter 100% de sinal digital. A previsão anterior do governo era de que a mudança na transmissão ocorresse em abril deste ano. A alteração no cronograma foi divulgada em janeiro.
A primeira cidade brasileira a desligar o sinal analógico foi Rio Verde, em Goiás, em 1º de março. A previsão do Ministério das Comunicações é de que a transmissão analógica seja extinta até 31 de dezembro de 2018 em todo o país.
Pelo cronograma do governo, 35 municípios de São Paulo, incluindo a capital, serão as próximas localidades a terem 100% de sinal digital. O desligamento do sinal analógico deve ocorrer em 29 de março de 2017.
As transmissões de TV digital no Brasil começaram em 2007. Até 2014, foram vendidos mais de 60 milhões de televisores com conversor integrado, que já saem das fábricas preparados para receber esse tipo de sinal.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!