sábado, julho 09, 2016

CNM alerta gestores sobre alterações no Garantia Safra para 2016/2017

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou nesta quinta-feira, 7 de julho, da 10.ª Reunião Extraordinária do Comitê Gestor do Fundo Garantia Safra. O
encontro marcou a aprovação do novo calendário de plantio da safra 2016/2017 e da nova metodologia para identificação das perdas sofridas pelos Municípios.

Conforme discutido, a safra desse período deverá seguir novo calendário de plantio que obedece a quadra chuvosa para cada cidade. Isso quer dizer, os quatro meses mais chuvosos do ano. Os participantes reconheceram que a melhoria das informações pluviométricas levou ao aumento na divisão territorial dos Estados.

O Estado da Bahia, por exemplo, irá passar de duas para quatro regiões com calendários específicos de plantio. Com isso, haverá modificações em todo o calendário do programa. A Confederação orienta os gestores a bucarem os governos estaduais para informações específicas sobre o calendário 2016/2017 do Programa Garantia Safra.

Perdas na plantação

No que diz respeito à verificação de perdas na safra 2015/2016, o comitê aprovou a utilização do Índice de Suprimento de Água para a Vegetação (Isav). Elaborado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Isav foi elaborado a partir de um estudo dos índices pluviométricos nos últimos 25 anos.

A área técnica de Agricultura da CNM destaca que as alterações buscam reduzir o risco de perda dos produtores e aperfeiçoar a metodologia de verificação de perda. As mudanças devem garantir dados mais precisos sobre a situação climática dos Municípios aderidos ao Garantia Safra.

Fonte: CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!