terça-feira, junho 07, 2016

Município de Itaú-RN realiza com sucesso II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado

A prefeitura Municipal de Itaú através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) recebeu a comunidade Itauense, mediadora
do Selo Unicef Izabel Lima, representantes do escritório do Selo Unicef Thatyana Mascarenha e Luciana Marinho, para o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013 – 2016.







O Fórum teve início com a apresentação cultural dos alunos da Escola de música José Praxedes Fernandes, tocando o Hino do Município de Itaú-RN, através da flauta doce, sob a coordenação do Maestro Gildásio Ramos, encerrando com mais duas apresentações culturais; em seguida foi feita uma apresentação do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e para encerrar o momento cultural o Grupo de Teatro Maravilhas da Pedra Preta, coordenados pelos monitores Donizete Fernandes e Leônia Andrade, fizeram uma apresentação cultural da parte da Obra de Ariano Suassuna do Filme “O alto da compadecida”, arrancando gargalhadas dos participantes que prestigiaram a atuação das crianças e adolescentes do município de Itaú.


Após as apresentações culturais a palavra foi passada ao prefeito Ciro Bezerra que precisou se retirar do evento antes do término do fórum, por motivos administrativos.

Ciro iniciou cumprimentando a todos e pedindo desculpas a todos por não poder participar do fórum por completo, destacando a importância do Selo UNICEF enfatizando que a conquista do Selo não é mais importante do que as ações, que beneficiam a sociedade itauense, por este motivo a prefeitura valoriza as ações das secretarias que vem beneficiando a comunidade de Itaú-RN, através das crianças e adolescentes.

O Mestre de cerimônia, Jonilson Fretias, explicou a dinâmica do fórum, onde cada participante recebeu na recepção três carinhas para fazer a escolha de três, das seis ações, para serem apresentadas na feira as três ações mais votadas na assembleia do fórum.






Os participantes foram convidados para visitar a feira Crescendo Juntos, onde estavam expostas algumas ações estratégicas (seis) desenvolvidas no município ao longo da ação do Selo.

Após a pausa para o café da manhã, os participantes foram convidados a retornar a plenária do Fórum; a mesa foi formada pelo Presidente do CMDCA Allan Amorin, representante do Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes (NUCA) Alana Fernandes, Secretária de Educação Mirianete Brasil, Secretário de Saúde Ivan Fernandes e a Mediadora Isabel Lima.




O Presidente do CMDCA Allan Amorim foi convidado para deixar sua mensagem; Allan destacou a importância do Fórum e as ações estratégicas desenvolvidas, chamando a atenção para o ganho do município ao cumprir as ações.

A adolescente Alana Fernandes, representando o NUCA, também deixou sua mensagem de gratidão por tudo o que o município tem feito para dar apoio as crianças e adolescentes, encerrando seu discurso declarando seu amor ao município de Itaú.





Em seguida a mesa foi desfeita e o espaço foi aberto para apresentação das secretarias que de início o articulador Municipal, Josnilson Freitas, fez a primeira apresentação mostrando como funciona a escolha de certificação do Selo UNICEF, em seguida o Coordenador de Saúde, Nedilson Paiva, fez a apresentação das ações que o município desenvolveu e está desenvolvendo em relação aos cuidados com as crianças e adolescentes.





Continuando as apresentações foi à vez da Assistente Social, Das Dores Ferreira, em nome da Secretária de Assistência Social, Jaíra Martins, que não pode ficar até o término do Fórum, apresentou as ações da Secretaria de Assistência Social, encerrando o momento com a apresentação da Secretária de Educação, Mirianete Brasil, que trouxe as ações em relação ao município de Itaú.





As ações escolhidas pelos participantes foram a Semana do Bebe, Esporte Educacional e o Programa de Atendimento a Crianças e Adolescentes. Após a escolha o articulador prestou conta das ações através do plano de ação.






O fórum foi encerrado com um almoço para todos os participantes.

Após o fórum a mediadora do UNICEF, Izabel Lima, visitou o CMDCA e o Conselho Tutelar para averiguação do questionário respondido pelos mesmos e enviado para a plataforma Crescendo Juntos, aproveitando a oportunidade para conversar com a toda a equipe.




Fonte: Assecom de Itaú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!