quinta-feira, março 24, 2016

Metade do RN vive situação de seca grave ou extrema, aponta agência

Seca extrema atinge vários municípios do RN (Alberto Leandro/PortalNoar)O período prolongado de estiagem tem agravado a situação de seca no Rio Grande do Norte. De acordo com dados da Agência Nacional de Águas (ANA), metade do estado
vive situação de seca grave a extrema, principalmente nas mesorregiões Oeste e Central Potiguar.

Entre os municípios do sudoeste e Oeste do RN, o monitoramento da ANA mostra que a seca extrema atinge as cidades de Pau dos Ferros, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Luiz Gomes, Patu e Portalegre.

A seca extrema também atinge municípios da parte sul da Região Central Potiguar. Entre eles estão: Acari, Cruzeta, Caicó, Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte e São João do Sabugi.

Os dados da agência evidenciam ainda que na parte norte do Oeste potiguar e em parte da Região Central os níveis de seca estão em estado considerado grave.

Entre os municípios atingidos estão: Baraúna, Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra e Patu, na Região Oeste e Santana do Matos, São Rafael, Cerro Corá, Fernando Pedrosa, Currais Novos, Angicos, na Região Central Potiguar.

No Agreste e Leste Potiguar, onde a vegetação apresenta sinais de stress elevado, também houve expansão do estado de seca, mas ainda assim, considerada fraca. Os dados da ANA levam em conta a última atualização feita pelo monitor de secas em Fevereiro deste ano.

Mapa com os níveis de seca na região Nordeste (Foto: Reprodução/ANA)
Mapa com os níveis de seca na região Nordeste (Foto: Reprodução/ANA)

Escassez prolongada

No município de Acari, uma das cidades que registra um dos piores períodos de estiagem nos últimos 50 anos, a seca tem modificado a rotina dos moradores.

De acordo com o prefeito Isaías Cabral, algumas medidas emergenciais foram tomadas para tentar minimizar o impacto da estiagem. Segundo ele, a cidade está sendo abastecida com o auxílio de carros-pipa e através de chafarizes instalados em alguns povoados do município e também através da construção de poços.

Ainda de acordo com o prefeito, a cidade está em estado de calamidade desde 2012 e de lá para cá a situação não tem dado sinais de melhoras. “Estamos vivendo um dos piores períodos de seca de que se tem notícias em nosso município”, declarou.

No município de Luiz Gomes, também fortemente atingido pela seca extrema, a prefeitura tem buscado minimizar o impacto da falta de chuvas. De acordo com a prefeita, Mariane Fernandes há quatro anos, as casas, tanto na área urbana, quanto na área rural não tem abastecimento.

Segundo ela, a agricultura, principal atividade econômica da cidade é a mais afetada. “Muita gente já foi embora do município por não ter mais condições de sobrevivência”, declarou.

Como forma de amenizar a situação, Mariane diz que a prefeitura tem conseguido manter o abastecimento através de carros-pipa e também da perfuração de poços nas comunidades em que a seca é mais grave.

Medidas

Para amenizar a situação de seca causada pela estiagem nesses municípios a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) desenvolveram medidas como a utilização de carros-pipa e o abastecimento através de rodízio, com dias e horários alternados.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!