terça-feira, março 22, 2016

Aplicativo simplificará monitoramento do resultado das eleições de 2016

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/As eleições municipais deste ano deverão estar cada vez mais sintonizadas com as mudanças tecnológicas. Com 70% do eleitorado já registrado em
biometria, o pleito de 2016 trará mais uma novidade: a possibilidade de checar os resultados de uma seção de votação pelo celular.

Para tanto, explicou o chefe do Setor de Tecnologia de Informática do Tribunal Regional Eleitoral, Marcos Maia, bastará que o eleitor tenha o aplicativo correspondente para a leitura do código que será emitido por cada seção ao fim da votação.

“Os extratos emitidos pelas seções já trazem o resultado. Mas para quem lida com apuração, como os partidos, bastará fazer a leitura do QR Code. E, então, todos os dados estarão digitalizados. Os dados, que antes precisavam ser manualmente juntados, poderão, com o QR Code, ser unificados”, explicou Marcos Maia.

Para o pleito deste ano, 70% dos eleitores do RN deverão votar pelo sistema biométrico. Atualmente, 68 cidades tem a biometria implantada. Em outras 60, a votação será mista, tanto com biometria quanto com o sistema de identificação antigo. Elas deverão estar completamente integradas ao novo sistema em 2018. Já 39 cidades ainda não têm a segurança biométrica. Até 2020, todo o Estado estará coberto pelo sistema digital de identificação.

De acordo com Marcos Maia, o eleitorado cresce em média 5% entre uma eleição e outra. Ele ressaltou, no entanto, que pode haver variação, para baixo, em algumas localidades, em razão da biometria. “Acontece de eleitores perderem o prazo e não serem registrados, e só conseguem regularizar na eleição seguinte”, explicou Maia.

Atualmente, o Rio Grande do Norte tem cerca de 2.400.000 eleitores, com 52,5% sendo mulheres, e 47,5% de homens. A maior parte do eleitorado (29%) é de pessoas com ensino fundamental incompleto. Já 17% têm ensino médio completo e só 6,5% possuem graduação.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!