quinta-feira, fevereiro 25, 2016

Família acha bombas enterradas em casa de ex-combatente da 2ª Guerra

Bope foi chamado para desativar bombas na casa de ex-combatente da 2º Guerra Mundial em Mato Grosso (Foto: Polícia Civil de MT)Cinco bombas caseiras foram encontradas enterradas na casa de um ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que está desaparecido há dois anos, em
Nova Canaã do Norte, 696 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, a família de Gabriel José Pereira, de 92 anos, fazia uma limpeza no quintal da casa quando encontrou os artefatos enterrados junto com um revólver.
Gabriel Pereira fez parte do grupo de 25 mil homens da FEB que foi enviado em meados de 1943 para a Itália para lutar durante a Segunda Guerra Mundial. Os brasileiros se juntaram aos militares dos Aliados (União Soviética, Estados Unidos, Império Britânico e outros) para enfrentarem o exército alemão.
Segundo a família do ex-combatente, o idoso desapareceu sem deixar pistas. O sumiço dele é investigado pela Polícia Civil desde 2014, porém, o paradeiro dele é desconhecido. Uma neta e dois bisnetos dele, que vieram de Goiânia, viviam na casa desde então. A propriedade fica em frente a rodoviária de Nova Canaã do Norte.

Gabriel José Pereira, de 92 anos (Foto: Polícia Civil de MT)Gabriel José Pereira, de 92 anos, está desaparecido
há dois anos (Foto: Polícia Civil de MT)
Na última terça-feira (23), o marido de uma outra neta de Gabriel, Wedson Pereira de Souza, fazia a limpeza do quintal quando teve o pé afundado no terreno.
“Meu pé afundou na terra e encontrei um revólver dentro de um cano de PVC. Tinham alguns artefatos junto, acreditamos que sejam bombas caseiras. Ele mesmo fazia bombas para evitar que ladrões invadissem a casa dele e outras propriedades que ele é dono. Ele tinha mania de fazer armadilhas”, declarou Wedson.
Com medo de uma explosão, Wedson diz que jogou água no armamento e nas bombas caseiras. Algumas munições também estavam enterradas nesse mesmo local. Os policiais civis da cidade foram chamados e apreenderam todo o material. A família diz que o ex-combatente desapareceu depois de vender uma fazenda em Nova Canaã do Norte.

Família achou bombas enterradas em casa de ex-combatente da 2º Guerra Mundial (Foto: Polícia Civil de MT)Família achou bombas enterradas em casa de ex-combatente da 2º Guerra Mundial (Foto: Polícia Civil de MT)

Em uma outra ocasião a família encontrou mais de sete armas enterradas no quintal de Gabriel. O próprio idoso, antes do desaparecimento, tinha revelado à família que enterrou as armas na casa.
O delegado do município, Ruy Guilherme Peral da Silva, acionou o Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Cuiabá para desativar os explosivos. “Na casa desse ex-combatente encontramos armas e cinco artefatos explosivos enterrados no fundo do quintal dentro de um recipiente cortado pelo meio, enrolado em um plástico e em um tecido velho”, comentou ao G1.

Bombas caseiras estavam enroladas em panos e plásticos (Foto: Polícia Civil de MT)Bombas caseiras estavam enroladas em panos e plásticos (Foto: Polícia Civil de MT)

Por medidas de segurança os policiais isolaram o local até que os materiais fossem retirados e levados para a delegacia. “Ele está desaparecido desde 2014 e existe uma investigação criminal. Mas não se sabe o que aconteceu. Ele estava debilitado e morava sozinho”, informou o delegado.

Policiais do Bope fizeram a detonação dos explosivos encontrados na casa do idoso desaparecido (Foto: Polícia Civil de MT)Policiais do Bope fizeram a detonação dos explosivos encontrados na casa do idoso desaparecido (Foto: Polícia Civil de MT)

Ao final da manhã desta quinta-feira (25) os artefatos foram detonados pelos policiais do Bope. “Os policiais confirmaram que eram mesmos explosivos. Eram bombas caseiras, feitas de forma artesanal com o mesmo material usado em fogos de artifício. O material era colocado dentro de uma cápsula de plástico e a pessoa acrescenta pólvora para usá-la”, comentou o delegado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!