terça-feira, janeiro 05, 2016

Natal de 2015 foi o pior em vendas nos últimos cinco anos

(Foto: Wellington Rocha)As vendas de Natal caíram 15,84%, sendo o pior resultado em cinco anos no quesito vendas a prazo. O número foi constatado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL) na semana que antecedeu o Natal, entre os dias 18 e 24 de dezembro.

No comparativo dos últimos cinco anos, as vendas em 2015 tiveram a queda mais acentuada. Em 2014, houve uma contração de 0,7%. O número nacional reflete na economia potiguar. Segundo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN, Afrânio Miranda, o comércio potiguar, durante o Natal, amarga uma queda entre 10% a 15%.

“Houve um decréscimo de vendas na comparação de 2014. O principal fator é a instabilidade política e econômica, no qual o potiguar fica com medo de perder o emprego, os impostos aumentaram, energia, combustível. Uma falta de descrédito que impactam no comércio”, comentou Miranda.

O dirigente afirmou, que mesmo nesse cenário, alguns setores apresentaram um crescimento nas vendas, como de calçados, vestuário e perfumaria. “Itens considerados supérfluos, que não são do dia-dia, deixaram de ser comprados”, acrescentou.

O levantamento das vendas no Natal repetem a queda constatadas nas outras datas comemorativas, como no  Dia das Crianças (-8,95%), Dia dos Namorados (-7,82%), Páscoa (-4,93%), Dia das Mães (-0,59%) e Dia dos Pais (-11,21%).

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!