segunda-feira, novembro 09, 2015

Prefeito Ciro Bezerra acompanha itaeunse em visitação a estação de bombeamento da transposição do Rio São Francisco em Cabrobó-PE

No sábado (07) um grupo de itauense realizaram uma visita a estação de bombeamento da transposição do Rio São Francisco Eixo Norte (EBI-1), em Cabrobó-PE.
Acompanhados pelo excelentíssimo Prefeito Ciro Bezerra.

Estação de Bombeamento (EBI-1), do Eixo Norte do Projeto da Integração do Rio São Francisco foi a primeira a ser entregue pela Presidenta Dilma Rousseff em 21 de agosto do corrente ano (2015).




A bomba instalada na EBI-1 possui capacidade de impulsionar água do nível do rio até 36 metros acima. A altura é equivalente a um edifício de 12 andares. De início, a vazão será de 12,4 metros cúbicos por segundo. A etapa funcionará como um teste, onde os técnicos irão administrar o fluxo da área e se necessário, realizar eventuais acertos.




A água que começou a abastecer o canal, seguirá sete quilômetros até o reservatório de ‘Tucutú’ e mais 45,9 quilômetros até o reservatório de ‘Terra Nova’, ambos localizados em Cabrobó.

O sistema vai operar 16 horas por dia, durante cinco dias na semana, para que entre os meses de novembro e dezembro, a água dos reservatórios já possa abastecer as comunidades.  Ao todo, serão atendidos 77.733 habitantes de 12 comunidades quilombolas e 23 indígenas.




Eixo Norte

O projeto do Eixo Norte possuiu três estações distribuidoras, com 260 quilômetros de extensão, que devem estar em pleno funcionamento até o final deste ano. Juntas, as três EBs têm capacidade de impulsionar a água em 188 metros acima do nível do Rio São Francisco. A altura pode ser comparada a um prédio de 58 andares. Na obra foram envolvidos 6.386 trabalhadores, para a construção de 15 reservatórios, oito aquedutos, três túneis, canais, além das estações.





Transposição

O projeto de Integração do Rio São Francisco começou em 2007, com a proposta de levar segurança hídrica para 12 milhões de pessoa, de 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto que deveria ser entregue em 2014 foi adiado e a nova previsão é de que as obras terminem no final de 2016 ou início de 2017. Mas, a alteração não foi apenas no prazo de entrega. O custo da obra, orçado inicialmente em R$ 4,5 bilhões, subiu para R$ 8,2 bilhões.

Veja todas as fotos clicando aqui ou na imagem abaixo:

Viagem Cabrobó-PE


Arlindo Maia da Redação do Cidade News com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!