domingo, novembro 08, 2015

Greve dos petroleiros reflete fim de lua de mel entre Petrobras e sindicatos

PAULINIA,SP, 05.11.2015: GREVE - Funcionarios da Refinaria de Paulinia (REPLAN), estao no quarto dia da greve nacional dos petroleiros. A direção do sindicato convocou os trabalhadores em greve para participar de uma reunião de avaliação do movimento nesta quinta-feira (05), às 18h, na Portaria Sul da Replan. Além de debater e avaliar a situação da Refinaria, os trabalhadores receberão os informes atualizados do movimento em nível nacional. Foto: (Denny Cesare/Codigo19/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***O acirramento da greve dos petroleiros, que tem provocado prejuízos à Petrobras, é um retrato do rompimento entre as lideranças sindicais e a direção da companhia, após 12 anos de convivência
pacífica e ajuda mútua.

É também uma resposta a ações da direção para reduzir os custos com pessoal e o poder dos sindicatos.

Desde as primeiras assembleias para aprovar a greve, em agosto, lideranças sindicais têm repetido que não se pode permitir o "desmonte da Petrobras". Referem-se ao plano de negócios que cortou investimentos e prevê a venda de ativos.

"A greve é política. Não vamos discutir reajuste", afirma o coordenador-geral da FUP, José Maria Rangel.

Em sua "Pauta pelo Brasil", a FUP pede que a empresa contrate novamente os empregados que aderiram ao plano de demissão voluntária do ano passado, conclua investimentos como o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) e suspenda a venda de ativos.

Ataca justamente as medidas que têm recebido apoio do mercado financeiro.

Representante dos trabalhadores no conselho de administração da empresa, o sindicalista Deyvid Bacelar defende medidas alternativas para sair da crise, como a busca de financiamento com instituições estrangeiras de fomento à exportação.

"Estamos tentando construir canais de diálogo com a Petrobras e o governo federal. Mas, infelizmente, até o momento não tivemos sucesso. Precisamos barrar o processo de privatização e desmonte da empresa", afirmou.

Conselheiros independentes nomeados pelo governo no esforço para limpar a imagem da companhia criticam o que chamam de "corporativismo", considerado "um dos principais entraves para a empresa sair da crise".

Ligada à CUT (Central Única dos Trabalhadores), a FUP é criticada por alas mais radicais por ter se aproximado da direção da companhia nas gestões José Eduardo Dutra e José Sergio Gabrielli.

A insatisfação gerou uma dissidência, a FNP (Federação Nacional dos Petroleiros), que agrega cinco sindicatos e começou a greve antes. A entidade já acusou a FUP de iniciar "uma era de vendas de direitos em troca de cargos".

possível saída

Petrobras e os petroleiros se reúnem nesta segunda (9) para conversar pela primeira vez depois de iniciada a greve. De acordo com uma liderança sindical, a categoria se ressentiu da "perda de direitos conquistados nos últimos anos" e pode negociar caso a Petrobras faça concessões neste sentido.

De fato, a crise começou a se acirrar no momento em que a estatal propôs fatiar as negociações salariais entre as empresas do grupo, em vez de discutir um único acordo coletivo para a categoria.

A mudança, além de facilitar o processo de venda das empresas, reduz o poder de mobilização dos sindicatos. 

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!