domingo, outubro 04, 2015

Para evitar lei seca, bar do DF faz leva-e-traz de clientes em 'tuk-tuk'

Triciclo de tuk-tuk usado para transportar clientes (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)Temeroso de que o endurecimento da Lei Seca e a crise financeira afastassem clientes do bar do qual é dono em Brasília, o empresário Ailton Trisão decidiu adotar um meio de transporte incomum para
levar para casa clientes depois da bebedeira: o tuk-tuk. Tristão estava no Peru, onde o triciclo é amplamente usado, quando teve a ideia.
"Estava indo para Machu Picchu, nas cidadezinhas pequenas, onde alugam os tuk-tuks para turistas. Vi o pessoal utilizando e comecei a pesquisar. Descobri então que existia uma fábrica desse veículo no Brasil. Comprei e mandaram para Brasília", conta ele, que diz ter comprado o triciclo por R$ 16 mil.
O serviço foi implementado no Bar Godofredo, na 408 Norte, há três meses. O empresário não cobra nada para levar, e até buscar, os clientes em casa. Basta telefonar para o estabelecimento e colocar o nome na lista. "Às vezes as pessoas já deixam agendado. Tenho clientes que vêm sempre aqui, indicam para amigos", diz.


Motorista de tuk-tuk de bar em Brasília (Foto: Isabella Formiga/G1)Motorista de tuk-tuk de bar em Brasília (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)

O empresário diz que o tuk-tuk pode circular normalmente pela cidade, mas que optou por não trafegar nas vias de alta velocidade, como o Eixão. O transporte é feito pelas vias L2 e Eixo L e W, cuja velocidade máxima é 60 km/h. Ele também decidiu fazer o leva-e-traz apenas na Asa Norte, para não deixar outros clientes esperando.
Tristão diz que fez questão de contratar um seguro, que custou R$ 2 mil. Segundo ele, foi o primeiro para um veículo do tipo. O triciclo motorizado é econômico e faz 30 quilômetros por litro de gasolina. Para conduzir o veículo, que tem capacidade máxima para três pessoas, é preciso de uma habilitação para moto.
O empresário estabeleceu algumas regras para fazer o transporte no tuk-tuk e diz que quando percebe que o passageiro passou da conta na bebida e pode causar transtornos, nega o transporte.
"O cliente, antes de utilizar o tuk-tuk, tem que assinar um termo, que é uma instrução. Não nos responsabilizamos também por objetos esquecidos, não pode ficar em pé, tem que usar cinto de segurança", diz.
"Tenho que instruir os clientes a usar porque é um veículo diferente. Imagina uma pessoa mais animada querendo pular. Tem que respeitar também a segurança do equipamento que está utilizando."
Selfie
Ailton diz que o condutor do tuk-tuk virou o "rei do selfie". "É o motorista que mais recebeu selfie que conheço. Todo mundo quer tirar selfie com ele, pede: 'tira uma foto comigo'", diverte-se. "Quando ele vai comprar pão, faz o maior sucesso."

Cliente circula de tuk-tuk pela 408 Norte (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)Cliente circula de tuk-tuk pela 408 Norte (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!