quarta-feira, agosto 05, 2015

Câmara de Vereadores de Curitiba discute a criação do 'Dia da Ufologia'

O personagem E.T de Steven Spilberg, em um dos carros da escola (Foto: Rafael Italiani/G1)A Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Vereadores de Curitiba, aprovou nesta terça-feira (4) um projeto de lei que pretende instituir o Dia da Ufologia, no calendário municipal. A iniciativa, proposta pelo
vereador Toninho da Farmácia (PP), pretende fomentar o "turismo ufológico", na capital paranaense.
Na justificativa para o projeto, o parlamentar argumenta que dados da Aeronáutica apontam Curitiba como uma das cidades com mais aparições de UFOs (Objetos voadores não-identificados, na sigla em inglês). Segundo o vereador, a capital do Paraná possui o título informal de "Capital da Ufologia".
De fato, a cidade possui vários eventos decorrentes do estudo da Ufologia. Segundo o ufólogo Ademar Gevaerd, que edita uma revista sobre o tema, a divulgação da data pode ajudar para reduzir o preconceito que ainda existe em torno dos estudos ufológicos. "É uma iniciativa louvável. Pelo menos alguém do executivo ou do legislativo, está fazendo alguma coisa para lembrar que há  pesquisas sérias sobre o tema", diz.
Gevaerd lembra que nos arquivos liberados pelo governo há diversas ocorrências do fenômeno UFO, na região de Curitiba. Para ele, o poder público deveria investir não apenas em homenagear os estudiosos, mas também em ajudar nas pesquisas sobre o tema. Ele acredita ainda que com a divulgação da data, Curitiba poderia promover grandes eventos para discutir os estudos de ufologia que são realizados no país.
A aprovação do projeto nesta terça-feira representa a primeira etapa da tramitação. Até que vire lei, a iniciativa ainda precisa ser discutida em outras comissões e ser votada no Plenário, em dois turnos. A próxima comissão a analisar o assunto será a de Educação, Cultura e Turismo. Com a aprovação parlamentar, o projeto segue para a sanção do prefeito.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!