terça-feira, julho 14, 2015

Programa Mais Médicos abrange 99 municípios no RN

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O Programa Mais Médicos conta atualmente com 243 profissionais no RN, abrangendo 99 municípios. Desse total, 35 são brasileiros, 23 intercambistas e 185 por
cooperação. Os dados são da coordenadora do programa no estado, Cláudia Frederico.

A demanda apresentada pelos municípios do RN foi integralmente atendida já na primeira chamada de profissionais do Programa. Neste ano, o estado recebeu o reforço de 91 profissionais atuando em unidades básicas de 27 municípios.

De acordo com a coordenadora, o programa conta com o mesmo número de médicos desde quando começou a vigorar em 2013. “Não houve baixas, apenas substituições, pois alguns profissionais casaram ou receberam outras propostas”, disse ela.

Segundo a coordenadora, o Programa Mais Médicos, faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os participantes do Mais Médicos cursam especialização em Atenção Básica e têm o acompanhamento de tutores e supervisores.

Para a coordenadora as dificuldades foram apenas iniciais, mas que atualmente tudo já esta bem estabelecido. “É natural que tudo passe por um processo de adequação e adaptação, mas podemos dizer que já vencemos esta barreira”, analisou.

Em todo país, 72 Instituições de ensino realizam a tutoria e supervisão dos médicos participantes no país. No RN, participam a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Estadual do RN (UERN).

Em âmbito nacional, foram ocupadas as 387 vagas que faltavam, sem que houvesse necessidade de realizar chamamento de profissionais estrangeiros. Com a atuação desses participantes, o governo federal garantirá assistência para 63 milhões de brasileiros que antes não contavam com médico na Unidade Básica de Saúde. Ao todo, serão 18.240 médicos atuando em 4.058 municípios, cobrindo 72,8% das cidades brasileiras, e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!