segunda-feira, julho 20, 2015

Itumbiara tem 150 pacientes à espera de cirurgia de hérnia na rede pública

Dona de casa está entre os 150 pacientes que esperam por cirurgiam de hérnia em Itumbiara, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)A fila de espera por cirurgia de hérnia só aumenta no Hospital Municipal de Itumbiara, no sul goiano. Segundo a Secretaria de Saúde, 150 pessoas aguardam pelo
procedimento. Dentre os pacientes que precisam ser operados está a dona de casa Iraci Gonçalves Ferreira. Há dez meses ela pagou R$ 7 mil por cirurgia de hérnia em um hospital particular. No pós-operatório, pontos internos abriram e outra hérnia se formou.
Iraci diz que não tem condições financeiras de pagar novamente pelo serviço na rede privada. Por isso, ela procurou a rede pública. Apesar de conseguir o encaminhamento, ela não sabe quando será operada. 

“Eu dependo das pessoas para lavar meu pé, eu dependo das pessoas para arrumar minha casa. Eu não consigo mais viver do jeito que estou vivendo”, reclama.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a demora em realizar cirurgias é causada pelo fato de o município possuir penas um autoclave, equipamento que esteriliza instrumentos cirúrgicos.  “O nosso problema hoje em relação com a autoclave é que ela é uma, antiga, já está no Hospital Municipal há muitos anos e não consegue hoje atender a demanda do município”, diz a superintendente de saúde, Julice de Freitas Barbosa.
A secretaria informou que comprou um equipamento novo. “A SMS requisitou uma nova autoclave que vai começar a operar a partir da primeira quinzena de agosto, onde vai melhorar a oferta e nós vamos poder aumentar a demanda, realizar mais cirurgias no segundo semestre do ano”, afirma Barbosa.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!