segunda-feira, julho 20, 2015

Após protesto, Blatter nega saída precoce e afirma: "Ainda estou aqui"

Protesto Fifa Joseph Blatter dinheiro (Foto: Reuters)Visivelmente abalado pelo protesto que adiou o início da entrevista coletiva em Zurique, Joseph Blatter tentou recuperar a compostura ao discursar para os jornalistas na
abertura da conferência. Afirmou que tal atitude nada tem a ver com o futebol e começou o seu pronunciamento nitidamente tenso, isso depois de se retirar da sala por alguns minutos até que as notas atiradas pelo invasor fossem recolhidas pelos funcionários. Passada a tensão inicial, ele garantiu que não será candidato na próxima eleição, marcada para o dia 26 de fevereiro de 2016, mas afirmou que continuará no cargo até lá. Blatter afirmou que sua missão em seus meses restantes à frente da Fifa é conduzir as reformas que estão em andamento, entre elas uma verificação centralizada de integridade dos membros do Comitê Executivo, que será feita pelo Comitê de Ética, e a revelação de todos os pagamentos feitos pela Fifa a eles, e também ao próprio presidente.
O suíço afirmou estar colaborando com as investigações conduzidas em seu país e nos Estados Unidos e, dessa forma, o diretor de comunicação da Fifa, Nicolas Maingot, antecipou que ele não responderia a certas questões por ser "inapropriado". Blatter insistiu que sua principal missão é fazer com que a Fifa recupere a sua reputação.

- Estou feliz por falar com vocês aqui, porque isso me dá a impressão de que ainda estou vivo. Após a tsunami que nos atingiu no dia 27 de maio, parecia que as ondas me levaram, mas não. Ainda estou aqui. Ainda sou o presidente da Fifa e hoje falo com vocês como o presidente reeleito - afirmou Blatter. 

Questionado repetidamente sobre sua participação no próximo pleito, Blatter teve de reiterar diversas vezes que não seria candidato: 
- Já me perguntaram. Como disse antes, não serei candidato na eleição de 2016. Haverá novas eleições para um novo presidente. Não posso ser o novo presidente, pois sou o antigo presidente. Não tão velho, mas velho - brincou.
Com oito meses restantes no cargo, Blatter afirmou que pretende supervisionar a organização da eleição. 
- Ainda sou o presidente eleito e vou usar meu mandato com responsabilidade. Minha missão é me certificar de que no fim de fevereiro eu chegue ao fim da minha carreira e possa dizer que a Fifa começou novamente a se reformar e reconstruir sua reputação. Isso é importante para mim - garantiu. 

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!