quinta-feira, julho 09, 2015

Greve dos previdenciários já paralisa 80% das agências no RN

Sindicato realizou mobilizações nas agências natalenses nesta quinta(Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)Enquanto o Governo Federal não definir quais são as áreas prioritárias para a efetivo de 30% de pessoal, todos os atendimentos aos serviços prestados pela Previdência Social serão realizados
nas agências estaduais através de pré-agendamentos.

Essa é a principal orientação repassada aos usuários pelo Sindicato dos Previdenciários do RN (Sindprevs) após a deflagração de greve da categoria na última terça-feira (7).

Segundo informações da entidade cerca de 80% das agências estão com serviços paralisados no Rio Grande do Norte, principalmente após as atividades de mobilização do movimento grevista que percorreu postos de serviços.

A greve dos servidores é motivada por cinco reivindicações principais. São elas: a reposição salarial em conformidade com a inflação, a incorporação de gratificações, a paridade entre ativos e inativos, a realização de concurso público para repor o quadro funcional e a regulamentação das 30 horas da jornada de trabalho para todos da categoria. Segundo o sindicato, o Governo Federal apresentou proposta de reajuste inferior ao valor das perdas salariais e ainda com a condição de ser concedido ao longo de quatro anos.

A última grande greve nacional dos servidores do INSS aconteceu no ano de 2009, quando os analistas e técnicos do Instituto paralisaram as atividades por mais de 28 dias. No Rio Grande do Norte, existem mais de 30 agências do Instituto. A paralisação da categoria significa, entre outras coisas, a suspensão dos atendimentos de aposentadoria, pensões e benefícios assistenciais, sem data para retorno, em todas as agências de Natal e do interior do Estado.

Na manhã desta quinta-feira (9), o sindicato realizou mobilizações na sede regional do Ministério da Saúde, localizada na Avenida Rodrigues Alves e na Agência da Previdência Social, situada na Rua Apodi.

“Estamos mobilizando todos os companheiros para seguir a greve nacional. Esperamos agora que o Governo determine quais são as áreas prioritárias para colocarmos o efetivo de 30% de pessoal para o atendimento à população”, explicou o diretor jurídico do Sindprevs, Djalter Felismino.

Na tarde desta quinta será realizada uma assembleia geral na sede do sindicato para repassar informes nacionais sobre o movimento e escolha dos delegados regionais que viajarão para Brasília na próxima segunda-feira para representar o RN na audiência que o comando de greve terá com o ministro Carlos Eduardo Gaba e parlamentares.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!