quinta-feira, julho 09, 2015

Campanha para menino que perdeu visão tem apoio do craque Neymar

Neymar vídeo Campanha Theo (Foto: Reprodução)O drama de um menino gaúcho de apenas nove anos de idade tem causado comoção nas redes sociais. O pequeno Theo ficou sem enxergar de uma hora para outra por causa de uma doença rara. Até Neymar, o mais
famoso jogador defutebol do Brasil na atualidae, entrou na campanha para ajudar, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço (veja o vídeo).  
No quarto do menino em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, os brinquedos foram deixados de lado. Jogar videogame ou futebol ficou mais difícil para o menino apaixonado por esportes. Ele foi diagnosticado com uma doença rara, que afeta a visão.
“O Theo, ele nega, ele não gosta de falar. Tanto que a gente preserva o máximo possível ele. Quando ele tem crises em alguns horários do dia, dói muito, ele sente tontura, porque ele já está com uma perda significativa da visão”, conta o pai, André Fávaro da Costa.
Essa distrofia provoca a degeneração da retina. Segundo especialistas, a doença ainda não tem cura, só estudos experimentais feito por médicos nos Estados Unidos.
“[A doença] acomete essa região da retina do globo ocular, essa camada laranja, que nós temos aqui dentro que é a parte sensível do estímulo da luz. Infelizmente isso não é uma coisa que pudesse ter sido prevenida. Isso foi transmitido pela característica familiar, porque é uma doença degenerativa”, explica a oftalmologista Adriana Pandolfo.
Diante da impossibilidade de cura no país, os amigos da família resolveram agir. Eles criaram uma campanha para arrecadar dinheiro para fazer o tratamento de Theo. Logo uma grande rede de solidariedade se formou para ajudar o menino.
A comunidade “Um Olhar para o Theo” criada no Facebook recebeu mais de 4,5 mil curtidas. A campanha já arrecadou R$ 30 mil. Ainda não é suficiente para custear o tratamento fora do país, mas vai ajudar a comprar materiais que vão ajudar a melhorar a vida do menino.
“[O objetivo] é poder sensibilizar as pessoas a terem um olhar para o Theo, mas não um olhar de pena, um olhar de ajuda, um olhar de auxílio, um olhar de carinho, um olhar de esperança. Então é muito gratificante poder saber que a gente está ampliando cada vez mais essa corrente do bem”, diz a amiga da família, Sabrina Jardim.
Essa corrente do bem já atravessou fronteiras e sensibilizou até os ídolos do garoto, como Neymar, do Barcelona, e o goleiro Marcelo Grohe, do Grêmio, entre outros jogadores de futebol. O craque da Seleção e do Barcelona enviou uma camiseta do Brasil autografada.
O time a favor do menino também é formado por craques anônimos, que carregam no coração a vontade de ajudar. Gente como Ricardo Tonial, dono de um posto de combustíveis. Quando um cliente dele escreve na nota fiscal a frase “Um Olhar para o Theo”, o lucro do abastecimento vai para a campanha.
"Por ter um filho também na mesma idade e saber o quanto é doído qualquer tipo de doença, qualquer febre já é uma dificuldade, imagina com uma situação dessas? Então a gente acabou tentando organizar e acabou dando certo pelo menos até agora”, diz o empresário.
“Essa rede do bem, envolvendo empresários, envolvendo pessoas comuns, envolvendo pessoas famosas, ou pessoas do dia a dia, que simplesmente disponibilizam um pouquinho do seu tempo pra ler a respeito, para ajudar, para poder doar R$ 1 que seja, mas esse R$ 1 faz toda a diferença lá no final”, acrescenta Sabrina.
Informações sobre como ajudar o menino estão disponíveis na internet (clique aqui).


Fonte: G1

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