sexta-feira, janeiro 16, 2015

Meteorologistas do Nordeste farão segunda reunião sobre clima na próxima semana

Meteorologistas apontam 40% de probabilidade de chuvas abaixo da média no Nordeste - CacauMeteorologistas da região Nordeste deverão se reunir na próxima semana, entre os dias 19 e 22, na Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), em Fortaleza (CE),
para analisarem os indicadores climáticos para este ano. As previsões, sobretudo em relação ao regime de chuvas, são aguardadas por agricultores, governantes e diferentes setores da economia, diretamente afetados pelo volume de chuvas.
"Até mesmo nós, que plantamos pelo sistema irrigado, dependemos das chuvas. Devido ao inverno ruim dos últimos três anos, o volume de água nos poços está baixando, o que ameaça a nossa produção e traz prejuízos. Esperamos que chova o suficiente para recuperar os lençóis freáticos e açudes", disse o agricultor Eliezer Silva.
Segundo o meteorologista José Espínola, na primeira reunião realizada em Campina Grande (PB), no mês passado, foram apresentados modelos indicando 40% de probabilidade de que as chuvas na região Nordeste fiquem abaixo da média esperada, 35% de que elas fiquem na média e 25% de que superem as expectativas.
"Para a previsão das condições climáticas, avaliamos os modelos climáticos elaborados por computador e as temperaturas registradas no oceano Pacífico, que afetam diretamente o regime de chuvas no Nordeste. As previsões da próxima semana serão feitas para o período de fevereiro a abril e serão uma espécie de aperfeiçoamento das previsões de Campina Grande", explica José Espínola.
O meteorologista esclarece que, embora dentro de uma mesma região ou estado, o volume de chuvas pode variar entre os municípios. Ele cita o exemplo das cidades de Mossoró e Baraúna, que no ano passado registraram volume de 580mm e 250mm de chuvas, respectivamente, números que muito destoam, mesmo os dois municípios estando tão próximos um do outro.
Em fevereiro deverá ser feita a última reunião sobre o clima no Nordeste, em Natal-RN, quando serão traçadas as previsões para os meses de março a maio.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!