quinta-feira, dezembro 11, 2014

Encontro Municipal debate Enfrentamento às Drogas em Natal

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Gestores, representantes do Ministério Público, lideranças comunitárias e de segmentos sociais estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (9), para
debater o Enfrentamento às Drogas. Eles participaram do II Encontro Municipal de Direitos Humanos, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

O evento aconteceu na UnP, unidade da rua Floriano Peixoto, e contou com palestra do promotor Manuel Onofre Neto, da Promotoria da Infância e Juventude. Além dele, compuseram a mesa o secretário municipal de Segurança Pública, Paulo César Ferreira da Costa, a secretária municipal de Políticas das Mulheres, Aparecida França, a secretária do Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Silva Pereira, a coordenadora de Direitos Humanos da Semdes, Orminda Bezerra, e o promotor Oscar Hugo, da Promotoria de Direitos Humanos.

“O Brasil atravessa um patamar preocupante no que se refere à quantidade de usuários de drogas e não podemos deixar que Natal venha a ter uma cracolândia como em São Paulo, por exemplo. Entendemos que momentos como este muitas vezes representam mudanças sociais, porque a mudança começa dentro de cada um de nós. Todos que aqui estão são agentes multiplicadores, são formadoras de opinião e pessoas qualificadas para que possamos fazer algo diferente no enfrentamento às drogas”, disse o secretário Paulo César.


O promotor Manoel Onofre, ao abrir sua palestra, lembrou que o combate às drogas nem sempre está ligado somente ao crack ou à maconha, por exemplo, pois diariamente milhares de pessoas sofrem por causa de uma droga lícita, que é o álcool. De acordo com ele, mulheres, crianças e demais pessoas vulneráveis sofrem com pais, maridos, irmãos ou outras pessoas próximas que são alcoólatras.

A coordenadora de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Orminda Bezerra, ressaltou que está sendo construído um grupo gestor de enfrentamento às drogas e que, em 2013, Natal aderiu ao programa federal ‘Crack, é possível vencer’. “A vulnerabilidade social é a principal causa do uso abusivo das drogas. Pessoas que não têm oportunidade de inclusão social consistente acabam se rendendo ao uso de entorpecentes”, comentou.

Aparecida França, da Secretaria Municipal para as Políticas das Mulheres, afirmou que "o problema das drogas é de todos nós, dos gestores e da sociedade. O alvo principal não é a criminalização das drogas, mas as garantias dos direitos os humanos, por isso, precisamos criar a cultura da paz, da sensibilização à vida".


Fonte: Portal BO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!