sexta-feira, setembro 05, 2014

Barracos de sem-teto à margem da RN-015 são derrubados em cumprimento à ordem judicial

Destruição das barracas começou por volta das 9h30 e se estendeu até a tarde Em cumprimento à determinação judicial expedida pela juíza em substituição legal da 5ª Vara Cível da Comarca de Mossoró, Daniela Rosado, os barracos que
compunham o acampamento de famílias sem-teto às margens da RN-015 foram derrubados ontem. Enquanto os tratores derrubavam as construções, eles limpavam terreno em frente ao antigo acampamento, onde muitas famílias deverão permanecer. 
"Vamos sair de dentro do terreno, mas continuaremos aqui, entre a cerca e a pista, porque não temos para onde ir. Isso é uma crueldade, tantas grávidas, idosos e crianças ficarem nesta situação, arriscando serem atropelados por carros desgovernados. Só queremos um teto digno", disse a acampada Edneide Ferreira.
Foram destacados três oficiais de justiça, uma viatura do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar e equipes do Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE) para garantir o cumprimento da decisão judicial. A destruição das barracas dos acampados começou por volta das 9h30 e se estendeu até a tarde de ontem. 
"O mandado já havia sido expedido desde o dia 15 de agosto. Foi dado um prazo para que as famílias se retirassem por conta própria. Como elas não saíram, a ordem precisa ser cumprida. Não houve resistência por parte dos acampados", informou o oficial Odimar Alves.
O terreno próximo à comunidade de Riacho Grande, pertencente à família do senador José Agripino, estava sendo ocupado desde julho deste ano, abrigando, em média, 400 famílias. Caso os sem-tetos voltem a ocupar o terreno, deverão pagar uma multa diária de R$ 500, estabelecida pela juíza Daniela Rosado.
Na última segunda-feira, os sem-teto interditaram trecho da RN-015 com pneus incendiados em protesto à decisão judicial de despejo. No mesmo dia, uma comissão de representantes dos acampados foi à Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) pedir o fornecimento de água, alimentos e remédios para as famílias.
A administração municipal informou que a concessão de recursos pela PMM só pode ser feita através de programas sociais previstos no orçamento e que os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para ver em qual programa se enquadram. Já em relação à falta de moradia, a PMM informou que os trabalhadores sem-teto devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação para ver quais os tipos de programas o município dispõe na área.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!