domingo, agosto 31, 2014

União Europeia prepara novas sanções à Rússia por crise na Ucrânia

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) decidiram neste sábado (30) preparar um novo lote de sanções contra a Rússia por seu papel na crise na
Ucrânia. A lista de novas sanções "estará pronta em uma semana", disse o presidente do Conselho, Herman van Rompuy.
"O Conselho Europeu está pronto para tomar novas medidas", disse Van Rompuy, após uma reunião extraordinária de líderes. A Comissão Europeia foi convidada a preparar "com urgência" uma nova rodada de sanções, que serão aplicadas caso a Rússia não recue em uma semana.
Cobrança da Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko disse neste sábado (30) que espera ver progressos em direção à paz no leste de seu país nos próximos dias.
Em entrevista coletiva em Bruxelas, antes da reunião de cúpula da União Europeia, ele disse: "Estamos esperando que nos próximos dias, a partir de segunda-feira, nós possamos demonstrar o verdadeiro progresso nas negociações de paz".
Na mesma entrevista, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, afirmou que a UE está preparada para ampliar as sanções contra a Rússia devido à crise na Ucrânia, mas que o bloco também quer que um acordo seja alcançado para encerrar o conflito.
“Estamos prontos para tomar medidas muito fortes e claras, mas mantemos nossas portas abertas para uma solução política”.
Ele descreveu que a ampliação das sanções não teria a intenção de aumentar a crise, mas sim pressionar Moscou a negociar.
Ele salientou que a UE não almeja o confronto: “Não faz sentido termos uma nova Guerra Fria”, disse. Barroso também afirmou que isso seria “prejudicial para toda a Europa”.
Os líderes da UE se reúnem neste sábado em uma cúpula em Bruxelas para avaliar novas sanções contra a Rússia, convocada a parar com suas "ações militares ilegais" na Ucrânia, enquanto os insurgentes pró-russos continuam avançando no leste.
O líder separatista Alexei Mozgovoi afirmou neste sábado que os insurgentes controlam cerca de 50% do território das regiões de Donetsk e Lugansk.
Os ocidentais acusam a Rússia de ter enviado tropas regulares para apoiar os separatistas, o que explicaria sua eficaz contraofensiva dos últimos dias. Moscou nega estas alegações.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!