sexta-feira, agosto 01, 2014

Companhias têm 1 mês para devolver taxas de embarque pagas no RN

Novo aeroporto do RN começou a funcionar neste sábado (31) (Foto: Fred Carvalho/G1)Uma reunião entre representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Consórcio Inframérica e empresas aéreas definiu que as companhias têm 30 dias para
devolver o dinheiro das taxas de embarque pagas no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A devolução terá que ser feita da mesma forma como foi paga pelos passageiros. Só com passagens domésticas, já foram arrecadados R$ 8,7 milhões em dois meses de operação do novo aeroporto do Rio Grande do Norte.
Em nota, a Inframérica afirmou que o atendimento aos passageiros e a operação do novo terminal estão acontecendo normalmente.
Nas agências de viagem, a cobrança da taxa ainda tem passado despercebida. "Não tivemos muito questionamento sobre isso. A gente só pode orientar. O cliente tem que ir atrás da Anac para fazer essa devolução", explica a empresária Vanessa Gurgel.
Para os clientes, a expectativa é que o dinheiro seja devolvido. "Já gastei algo em torno de R$ 107 com taxas, o que já dá para almoçar ou jantar com esse valor. Com tudo tão caro e tão difícil, com certeza vamos correr atrás dessa taxa", disse o jornalista Freire Neto, que nos últimos dois vezes viajou cinco vezes pelo terminal.
Segundo o advogado Rodolfo Guerreiro, a falta da informação aos usuários fere o direito do consumidor. "Existe o dever de informar isso ao consumidor por parte da comapnhia aérea e dos órgãos de fiscalização, explica ele.
A Inframérica afirmou que está cumprindo os últimos requisitos exigidos pela Anac para que a taxa de embarque seja liberada. O consórcio acrescentou ainda que o aeroporto foi entregue sete meses do prazo previsto em contrato. Dois meses após o início das operações, as obras continuam no terminal.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!