terça-feira, julho 29, 2014

Relatório aponta 26 casos de tortura por agentes públicos em SP

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A Human Rights Watch, organização internacional de direitos humanos, encaminhou ao governador Geraldo Alckmin os resultados de uma
pesquisa sobre tortura no Brasil. O relatório diz que há fortes indícios do envolvimento de pelo menos 66 agentes públicos em 26 casos de tortura no estado de São Paulo.
Entre os casos relatados, está o espancamento de adolescentes infratores na unidade da Vila Maria, na Zona Norte da cidade, da Fundação Casa. As imagens foram divulgadas com exclusividade pelo Fantástico em agosto de 2013, e mostram funcionários da unidade espancando seis menores depois de uma tentativa de fuga, em maio do ano passado. Em uma das cenas registradas, um funcionário ameaça os joves dizendo que a mãe dos garotos irá visitá-los no Instituto Médico Legal (IML).

Durante cinco minutos, os adolescentes levaram tapas, socos e pontapés. Também foram ameaçados de morte. O diretor da unidade, Vagner Pereira da Silva, e todos os funcionários públicos envolvidos no espancamento foram afastados depois da divulgação das imagens.
O governador Geraldo Alckmin disse ao SPTV que ainda não viu o relatório da organização internacional, mas adiantou que o governo não tolera nenhum tipo de abuso e que os casos pontuais são punidos.
"Nós temos a maior e a melhor corregedoria do país, tanto na fundação casa, quanto no sistema penitenciário, quanto nas polícias”, alegou Alckmin. "Pode alguém cometer algum desvio, pode. Ele será exemplarmente punido e se for o caso até retirado da polícia”, concluiu o governador.
Desde 2010, quase 1500 funcionários públicos das áreas de segurança foram expulsos ou demitidos por desvio de conduta. O relatório também denunciou casos de tratamento humano degradante na Bahia, no Espírito Santo, no Paraná e no Rio de Janeiro.


Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!